sexta-feira, 24 de março de 2017

PCdoB acreano festeja os 95 anos de fundação da sigla no País



A direção estadual do PCdoB do Acre, parlamentares e militantes festejaram na sede do partido, em Rio Branco, capital do estado, os 95 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil. O evento comemorativo em nível nacional é marcado pela defesa dos direitos trabalhistas, da ordem constitucional  e a defesa das conquistas sociais obtidas nos governos do ex-presidente Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT. Sigla coirmã dos comunistas. 

Fundado em 1922, o Partido Comunista do Brasil é o partido mais antigo do país. Viveu 60 anos na clandestinidade. Em 1962, rechaçou o oportunismo de direita, reorganizou-se, adotando a sigla PCdoB, e realçou sua marca revolucionária. Muito perseguido pelo regime militar, dirigiu a Guerrilha do Araguaia em 72-75. Ao fim da ditadura, alcançou a legalidade. Vive hoje uma das suas fases mais ricas. 

O PCdoB guia-se pela teoria científica de Marx, Engels e Lênin, e desenvolvida por outros revolucionários. Procura aplicá-la criativamente à realidade do Brasil e desenvolvê-la sem cessar. 

O princípio básico da organização do PCdoB é o centralismo democrático, que estimula a expressão das pessoas de forma livre e responsável para a construção das orientações partidárias sob um único centro dirigente e no qual as decisões tomadas são válidas para todos, subordinando o interesse individual ou da minoria ao do coletivo, ou da maioria. Assim, o Partido age como um todo uno, onde a unidade de ação é sua força. 


No Acre, o PCdoB é a segunda maior força política dentro do bloco da FPA, ficando atrás apenas do PT, que governa o estado. A legenda tem um deputado estadual e um federal, 16 vereadores, e comanda duas prefeituras. 

O evento reuniu as principais lideranças da sigla no estado, dentre eles: Moisés Diniz, deputado federal; Jenilson Leite, deputado estadual e vice-presidente da sigla, Edvaldo Magalhães, ex-presidente da ALEAC e diretor-presidente do DEPASA; a ex-deputada federal Perpétua Almeida. A maioria dos vereadores dos municípios do interior comemoram o aniversário do mais combatente partido do país junto com a direção estadual. 

Por Leandro Matthaus 
Fotos: Jardy Lopes




Nenhum comentário:

Postar um comentário