terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

TSE definirá por sorteio relator de ações que pedem cassação de PT, PMDB e PP

Representação foi aberta por suspeita de que partidos receberam dinheiro desviado da Petrobras, o que as legendas negam desde o início das investigações.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (7) que definirá por sorteio os ministros responsáveis por relatar as açõs que pedem a cassação dos registros de PT, PMDB e PP.

As ações são baseadas em investigações da Operação Lava Jato, segundo as quais os partidos receberam, via doação de campanha, propina oriunda de contratos da Petrobras.

Desde o início das investigações da Lava Jato, os três partidos negam ter recebido dinheiro ilícito e afirmam que todas as doações foram devidamente informadas à Justiça Eleitoral.

Desde setembro do ano passado, as ações sobre as legendas estavam paradas, à espera de uma decisão sobre a relatoria dos processos.

À época, a então ministra Maria Thereza de Assis Moura defendeu o sorteio, mas o ministro Henrique Neves defendeu que o caso ficasse com o corregedor eleitoral, Herman Benjamin.

Na sessão desta terça do TSE, venceu a tese da "livre distribuição", com os votos de Luciana Lóssio, Rosa Weber, Napoleão Nunes Maia e Luiz Fux. Somente o presidente da Corte, Gilmar Mendes, votou contra.

Com a decisão, o processo voltará a caminhar após o sorteio, a ser realizado entre os sete ministros do TSE.

O caso

Relator das contas da campanha de Dilma Rousseff e nas eleições de 2014, Gilmar Mendes determinou a abertura de representação contra o PT. Inicialmente, o processo foi encaminhado à então corregedora-geral eleitoral, Maria Theresa Assis Cavalcanti, mas ela questionou o envio.

Posteriormente, Maria Thereza defendeu a abertura de investigações semelhantes sobre PMDB e PP, que foram autorizadas, mas também ficaram à espera de relatores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário