quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Jordão: Após denúncia de radialista, coordenação de meio promete tomar providências sobre animais soltos nas ruas da cidade

Orleis Brasil

Foi noticiado aqui no Blog Tarauacá Agora uma crítica do radialista e professor, Mauro Brito, sobre os animais que vivem soltos nas ruas de Jordão. O comunicador relatou em sua página no FACEBOOK que mesmo Jordão tendo obtido o status de cidade, infelizmente, muitos não tinham compreendido isso. Porque os animais, principalmente cavalos e bois dividem o espaço urbano com os moradores. 

Depois da denúncia, Orleis Brasil- coordenador de meio ambiente, que assumiu o cargo recentemente, foi à rádio FM Cultural de Jordão, no programa do denunciante falar dessa situação. O coordenador de meio ambiente disse que já está fazendo um trabalho de identificação quem são os dono dos animais. Tendo, inclusive, convocado sem citar nomes essas pessoas a comparecerem ao seu setor de trabalho.

Segundo Orleis, essas pessoas serão multadas, cuja multa corresponde ao valor de 10% do salário mínimo. Essa multa é amparada por uma lei municipal de nº23/2011 de autoria do ex-vereador Mathias (PT). Persistindo o problema esses animais serão recolhidos a um local adequado por um período de dois dias, caso o dono não procure órgão para a taxar e retirar o animal, ele será doado a uma instituição para que seja vendido. O valor arrecado será investido nas estruturas físicas das entidades beneficiadas com a doação. 

Outro tema abordado por Mauro Brito ao coordenador de meio ambiente foi a retirada ilegal de areia do areal da prefeitura. O radialista frisou que essa areia é vendida para os moradores por cem reais cada caçambada de areia. Orleis Brasil confirmou a denúncia do radialista e, acrescentou que o prefeito Élson Farias (PCdoB) deu a ordem para ele resolver essa situação. Segundo Brasil, empresas que vem de outros municípios construir obras para o governo estão retirando essa areia de forma ilegal e ganhando dinheiro com a venda desse material. O que é crime. 

Ele explicou que essa areia só pode ser retirada mediante pagamento de uma taxa de 30 reais para a manutenção da frota de veículo da prefeitura, ressaltando que é apenas para os moradores, cuja entrega é feita pela prefeitura. Porque a venda de areia para as empresas quem vende é o proprietário de um areal (Raimundo Gato), sendo que o areal dele é o único legalizado pelo IMAC para a comercialização. Afirmando que os moradores de Jordão não podem comprar uma areia que por direito é deles. Salientou que muitos desses exploradores chegam em Jordão puxando um cachorro morto, logo depois estão montados na vida. 

Por Leandro Matthaus 
Blog Tarauacá Agora
Foto: Mauro Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário