quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Demissões na Saúde podem causar colapso no atendimento no Pronto Socorro de Rio Branco, alerta Jenilson Leite


Ray Melo, da editoria de política do ac24horas.com


O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB) manifestou preocupação na manhã desta quinta-feira (16) com um possível colapso no atendimento do Pronto Socorro de Rio Branco com a demissão dos servidores que estão com contratos irregulares com o governo do Acre. Leite informa que participou de uma reunião na unidade de saúde e constatou a falta de profissionais em diversos setores.

“As demissões estão acontecendo em um ritmo que não acompanham as contratações. Estamos correndo risco de fechar a observação com 60 leitos no Pronto Socorro. Serão bloqueados leitos na UTI em função da falta de profissionais. Ainda estamos com problemas no centro cirúrgico porque os instrumentadores estão na lista dos demitidos da recomendação apresentada pelo Ministério Público”, diz Jenilson Leite.

O deputado afirma que o centro cirúrgico pode parar caso os profissionais ameaçados de demissão resolvam parar de trabalhar. Sugiro que façamos uma conversa com o MP e SGA para que possamos manter os profissionais até que sejam contratados os aprovados em concurso público. O atendimento poderá entrar em colapso caso algo não seja feito. Precisamos debater este assunto urgentemente”. Finaliza Leite.

O secretário de Saúde Gemil Júnior destaca que o déficit de profissionais é um problema antigo que o governo do Acre vem tentando resolver. Ela nega a paralisação de setores no HUERB e afirma que nenhuma das áreas atingidas pelas demissões ficarão sem profissionais para fazer o atendimento aos pacientes.

“O governador autorizou a contratação emergencial de servidores para suprir a falta de profissionais em todas as áreas que serão prejudicadas pelas demissões. As áreas do HUERB que não tem profissional concursado, o Estado vai contratar emergencialmente e os setores funcionarão normalmente”, informa Gemil Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário