sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

No interior do Acre, homem conserta relógios há 56 anos



Há 56 anos Francisco Miranda de Vasconcelos, 64 anos, se dedica ao conserto de relógios na cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre. O município fica a mais de 600 km de distância da capital do estado, Rio Branco.

Chico Xêpa como é conhecido em toda cidade, trabalha desde os oito anos de idade no conserto de relógio. Ele se dedica a profissão há 56 anos. Iniciou o trabalho ao lado do pai. Tendo consertado o primeiro relógio aos oito anos. O primeiro cliente foi um empresário da cidade, seu Marmed Badarane. “Era uma criança quando comecei a trabalhar ao lado de meu pai, oito anos. O primeiro relógio que consertei foi do seu Marmed Badarane, lembro até hoje”. Conta Xêpa. 

Xepa é um sujeito sorridente. Cumprimenta e brinca com todos que passa pela frente do seu boxe no mercado da alimentação. Seja homem, seja mulher, chama a todos de “meu amor”. “Trato todos com respeito e da mesma forma. Não diferencio se é mulher ou homem, negro ou rico, ajo desta forma com todos”. 

Sempre que chama alguém de meu amor, sorri. É uma forma de ‘desarmar’ os clientes. O pequeno espaço é sempre movimentado. 

Segundo o relojoeiro, por dia conserta em média vinte relógios. Já perdeu a conta de quantos clientes tiveram seus problemas solucionados, porém, tem convicção que foram muitos. Talvez uns duzentos mil, ou até mais. 

O relojoeiro fala do amor que tem pela profissão. “Não é fácil passar tanto tempo numa mesma profissão, fazer a mesma coisa diariamente, somente o amor que sinto pelo que faço, me mantém ao longo de 56 anos consertando relógio”. Afirma. 

Ainda segundo Chico Xêpa, o segredo para manter a clientela durante mais de meio século é ser honesto. “Trabalhar com lealdade, honestidade é o segredo para manter o sucesso durante tanto tempo”. Salienta.

Por Leandro Matthaus 
Blog Tarauacá Agora


Nenhum comentário:

Postar um comentário