quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Jordão: Conselho indigenista de saúde fecha pólo base

O conselho indigenista de saúde dos povos Kaxinawá de Jordão decidiram fechar as portas do pólo base  de saúde por não ter condições de trabalho. A decisão do conselho foi  tomada na noite de terça-feira (20), informou  o presidente do órgão Sivaldo Barbosa Kaxinawá.

Segundo o presidente, as portas do pólo base de saúde foram fechadas porque o governo federal não tem dado condições de trabalho para a equipe. " Falta motores, canoas, combustíveis para  subirmos os rios e levarmos assistência aos povos indígenas". Salienta Barbosa.

Além disso, falta mão de obra. Dos três enfermeiros, resta apenas um  que gerencia o pólo. Há seis meses os povos indígenas deixaram ter  assistência odontológica- o  único que tinha foi embora em julho sem dá satisfação-.

"A decisão do conselho indigenista de saúde de Jordão é para demonstrar ao governo federal que ele não estar lidando com agricultores", afirma Sivaldo.

Ainda segundo Silvado, se não fosse o auxílio da prefeitura por meio das secretarias de saúde e educação há muito tempo as portas já teriam sido fechadas.

O município de Jordão é um dos  mais isolado do Acre. Fica a mais de 400 km de distante à capital do Estado, Rio Branco . Só é possível chegar à cidade através de avião ou barco.

A população indígena de etnia Kaxinawá representa mais de 40% dos habitantes de Jordão.  Quase três mil pessoas, e a grande maioria vive nas trinta e seis aldeias espalhadas nos rio Tarauacá e Muru.

Por Leandro Matthaus
Blog Tarauacá Agora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário