quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Resultado eleitoral mostra desânimo da população com a política

ac24horas.com

Quem perdeu verdadeiramente as eleições municipais no Brasil inteiro foi a classe política. O grande número de votos brancos e nulos, além das altas taxas de abstenções, mostra que uma grande parcela de brasileiros não acredita mais na política como instrumento de transformação social. Por exemplo, no Rio de Janeiro, os votos brancos, nulos e as abstenções somaram pouco mais de dois milhões, enquanto o vencedor Marcelo Crivela (PRB) teve hum milhão e setecentos mil votos. Uma diferença de 300 mil votos a favor do “desânimo” e da “descrença”. Os cariocas mostraram estar indiferentes a quem vai reger a prefeitura da Cidade Maravilhosa nos próximos quatro anos. Sem falar que o movimento pelo voto nulo teve até campanha nas redes sociais. Se a gente for analisar as outras capitais brasileiras por esse prisma os resultados serão muito parecidos. Ou seja, a maioria dos brasileiros preferiram se abster da responsabilidade de conduzir algum político ao cargo executivo municipal. Nunca se viu uma atividade social tão em baixa junto à população como a política.

Cansaço
Esse grande número de votos brancos, nulos e abstenções é resultado da corrupção. Ninguém acredita mais em “salvadores da pátria”. Para o cidadão simples, todos os políticos são iguais, ou seja, querem mandatos para benefícios pessoais. O que de uma certa maneira não deixa de ser verdade.

Herança deixada pelo PT
Outra questão que ficou clara é que os brasileiros rejeitaram o PT. Só Rio Branco, entre 27 capitais, terá um prefeito petista. Ainda assim Marcus Alexandre (PT) fez uma campanha “negando” todos os ícones tradicionais do petismo. O PT desde a sua fundação sempre representou a possibilidade de um novo paradigma para a política brasileira. Mas os casos recentes de corrupção envolvendo membros do partido gerou essa onda de descrédito que acabou contaminando a política em geral.

Caso contraditório
Andei esses dias por Tarauacá. Conversei com políticos locais e alguns populares. O que aconteceu ali nas eleições é digno de um estudo sociológico. A gestão do prefeito Rodrigo Damasceno (PT), que concorreu à reeleição, foi muito boa. A cidade nunca esteve tão bem cuidada. Isso é notável andando pelas ruas. Mas mesmo assim foi derrotado de maneira acachapante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário