segunda-feira, 31 de outubro de 2016

O SIGNIFICADO DESSA MANIFESTAÇÃO CULTURAL ATRAVÉS DO CORPO




O exemplo respeitoso que os homens indígenas vê o corpo dessa Amazona pode ser tomado como exemplo por estes preconceituosos fundamentalistas que vivem nas cidades. O corpo da mulher é dela e, somente a ela cabe o discernimento de fazer o uso dele. Seja para procriar, fundamento sagrado da lei de Deus, seja para brilhar como faz esta bela Yawa. Pode brilhar e procriar também.


Esta imagem é a verdadeira representação das inúmeras maravilhas que temos no meio da floresta. A felicidade explicita no sorriso encantador da incorporação da nova Vênus é o maior sinal de quão bom é viver cercado de floresta. A natureza é um recanto de paz e de belas mulheres, que ousam e brilham.


O nudismo considerado vulgar pelo padrão imposto pela sociedade, principalmente pelos "beatos" que pregam uma coisa e pratica outra, na tradição Yawanawa é algo cultural. Não estou dizendo que as mulheres devem andarem nuas, mas que os homens sejam respeitosos. Saibam que o corpo de uma mulher não é um objeto de posse, e nem descativável


 
























Estas imagens foram captadas nas lentes do competente  fotógrafo  Jardy Lopes Todos os direitos reservados  na XV edição do festival Yawa dos povos Yawanawa, na Aldeia Nova Esperança, rio Gregório.


Por Leandro Matthaus /Blog Tarauacá Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário