sexta-feira, 3 de junho de 2016

Ufac desenvolve mestrado em Ciências e Matemática



O mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática foi criado em 2013 e é vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN). Visa ampliar e aprofundar a formação profissional na área docente e em outras áreas de atuação profissional.

O foco principal é o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem de Ciências, Biologia, Física, Química e Matemática, dos anos iniciais do ensino fundamental ao médio e superior.

O coordenador do mestrado, Gilberto Francisco Alves de Melo, fala da importância do curso para o aperfeiçoamento da prática de ensino. “Os principais objetivos desse mestrado são atender os professores licenciados e aqueles que estão no final do curso, discutindo as práticas pedagógicas, o processo de ensino e de aprendizagem, a formação de professores, trazendo para uma reflexão dentro do curso as práticas que os professores desenvolvem”, disse Melo.

Com a expectativa de abrir uma nova turma no segundo semestre, o coordenador conta que existe uma demanda muito grande no Estado, pois muitas pessoas estão se qualificando em nível inicial. “Desde que a universidade vem trabalhando com as licenciaturas, a demanda se tornou muito grande. Este ano já tivemos algumas defesas”, ressaltou o coordenador. “Nós apostamos muito na vitalidade deste curso, mesmo porque temos a participação de colegas não só de Rio Branco, como também de Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, de Rondônia, do Amazonas e da Colômbia.”

Desde 2014, 66 alunos foram contemplados dentro do programa do mestrado, que tem na sua área de concentração duas linhas de pesquisa: ensino e aprendizagem; recursos e tecnologias no ensino de Ciências e Matemática, sendo ministradas por doutores das áreas de Ciências da Natureza, Biologia, Física, Química, Matemática e Pedagogia.

Ascom UFAC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário