sexta-feira, 3 de junho de 2016

Jovem espera TFD há quase dois anos e corre risco de perder os rins

João Renato Jácome ac24horas.com

A estudante Roseane Araújo, de 19 anos, que mora em Cruzeiro do Sul, pode perder as funções renais. Ela espera há quase dois anos por uma transferência, via Tratamento Fora de Domicílio (TFD), para Rio Branco, onde um médico especialista deveria avaliar o quadro clínico dela. A jovem só piora a cada dia que passa.


Leudice de Araújo, mãe de Roseane, conta que já busca a transferência há um ano e seis meses e que, até agora, não conseguiu nenhuma vaga nos hospitais públicos da Capital. O médico que atendeu a estudante no Juruá alertou sobre a necessidade de ela ter de passar por uma cirurgia.

A jovem conta que sente dores continuamente e que para minimizar os problemas precisa ser medicada, contudo, sem a consulta em Rio Branco fica impossível conseguir a medicação específica. “Eu me sinto muito ruim, são dores muito fortes, além da febre, não é nada fácil ter que aguentar e esperar”, relatou a jovem.

A mãe é dona de casa, e afirma não ter condições financeiras para bancar o tratamento da filha, e teme que o pior possa acontecer. “Estou muito preocupada, pois eu não tenho condições financeiras para arcar com esse tratamento. Se eu pudesse já tinha ido com ela. No primeiro laudo, o médico disse que ela tinha uma pedra nos rins, e agora no segundo disse que achava que ela já tinha perdido os rins com a demora”, contou.

De acordo com a gerente local do TDF, Irlene Bandeira, em conversa com a reportagem da TV Juruá, a paciente já está com a consulta marcada, mas só seria notificada com a proximidade da data do exame.

“Foi solicitado um agendamento no Hospital do Juruá, em fevereiro deste ano. O médico avaliou a paciente e fez um laudo de TFD, no qual foram feitos todos os protocolos em Rio Branco, e em abril solicitamos agendamento, e ela passará por consulta dia 21 de junho em Rio Branco”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário