terça-feira, 3 de maio de 2016

Ted Cruz suspende campanha após derrota para Trump em Indiana

Ao perder primária nesta terça (3), ele ficou com chance ainda menor.
Desistência do principal rival abre caminho para que Trump seja candidato.

Do G1, em São Paulo


Ted Cruz abraça Carly Fiorina após anunciar a suspensão de sua campanha pela indicação pelo Partido Republicano, em Indianápolis, Indiana, na terça (3) (Foto: Reuters/Chris Bergin)


O pré-candidato republicano Ted Cruz anunciou nesta terça-feira (3) que está interrompendo sua campanha para ser o representante de seu partido na eleição presidencial deste ano, deixando o caminho livre para a indicação de Donald Trump. "Estamos suspendendo a campanha, mas não estamos suspendendo nossa luta pela liberdade", discursou Cruz.

Ele afirmou que sempre disse que continuaria concorrendo enquanto houvesse um caminho viável. "Hoje este caminho se fechou", lamentou a uma plateia de correligionários.

Com a desistência de Cruz, Donald Trumptem tudo para ser o candidato republicano, o que deve se confirmar na convenção nacional do partido. Trump venceu a primária eleitoral realizada no estado de Indiana, segundo projeção da Associated Press, confirmando as pesquisas de opinião.

Com a vitória, ele aumentou sua vantagem em relação a Ted Cruz e John Kasich para ser o indicado do partido como candidato e leva ao menos mais 30 delegados. Os outros 27 serão distribuídos entre os vencedores de cada um dos nove distritos e Trump deve ficar também com a maioria deles.

Com 65% dos votos apurados e sua vitória já confirmada, Donald Trump conquistou 52,7% dos votos. Ted Cruz estava com 36,9% e John Kasich com 7,8%.

Cruz vinha sendo o adversário mais duro de Trump, mas estava bem atrás do bilionário na contagem de delegados. Ele vinha lutando para impedir que Trump alcançasse um número mínimo de forma a induzir uma convenção disputada – quando nenhum dos pré-candidatos atinge o número mínimo de delegados antes da convenção –, o que, depois de uma série de derrotas contundentes em abril, seria a única chance de o senador concorrer ao pleito de novembro.

Na última quinta-feira (27), Cruz chegou a anunciar que Carly Fiorina, que também disputava a indicação e desistiu em fevereiro, como sua companheira de chapa e eventualcandidata a vice-presidente, caso ele conquistasse a nomeação em julho.
Ted Cruz anuncia a suspensão de sua campanha pela indicação pelo Partido Republicano, em Indianápolis, Indiana, na terça (3) (Foto: Joe Raedle/Getty Images/AFP )

Nenhum comentário:

Postar um comentário