quinta-feira, 21 de abril de 2016

TARAUACÁ COMEMOROU DIA DO ÍNDIO COM CAMPEONATO DE FUTEBOL E FESTA NA ALDEIA PINUYA


A Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo organizou as festividades comemorativas do Dia do Índio, com um Campeonato de Futebol e uma Festa na Aldeia Pinuya com a presença de todas as comunidades indígenas pertencentes a Aldeia Caucho, Carapaña, Yawanawá, Colônia 27 e Humaitá. Desde que assumiu a administração, o Prefeito Rodrigo Damasceno e o Vice Chagas Batista tem procurado dar atenção especial aos mais variados segmentos que compõem a nossa realidade cultural e não tem sido diferente com os povos indígenas. Estiveram presentes o secretário municipal de cultura, esporte e turismo, João Maciel, os vereadores Manoel Monteiro, Cacique Narço, além de secretários municipais.

A boa relação da Prefeitura com os indígenas tem se refletido na prática com as ações realizadas em favor da etnia, sendo o destaque a recuperação do ramal para as comemorações alusivas do Dia do índio na aldeia Pinuya, que hoje é uma das referências na região é dirigido pelos indígenas Caciques Manoel Kaxinawá e Assis Kaxinawá.

Caucho foi a grande Campeã do Campeonato do Futebol Indígena 2016

João Maciel, secretário de Esporte, Cultura e Turismo, destacou a importância de homenagear os primeiros habitantes do nosso país. “Eles merecem todo o nosso respeito, vamos fazer um dia de conscientização para que as pessoas possam, não só homenagear os índios em apenas uma data, mas sim respeitá-los em todos os dias do ano. Principalmente porque são exemplos quando o assunto é Esporte”, afirmou.

ALDEIA PINUYA – COLÔNIA 27

Com semblante sorridente, o prefeito Rodrigo Damasceno, acompanhado do seu filho Bernardo e do vice Chagas Batista pintaram o rosto e ainda acompanharam um grupo de músicos da aldeia tocando bumbo indígena.

Na oportunidade, além do momento solene, quando os líderes indígenas agradeceram a recuperação do ramal, feita pela a Secretaria de Obras, além de destacarem os investimentos no local, foram feitas apresentações dos índios com danças e ritos.

O prefeito Rodrigo Damasceno, desde o começo da sua Administração vem mantendo o diálogo e o bom convívio com os moradores de todas as Aldeias de Tarauacá, sempre reunido com vários indígenas, o chefe do executivo municipal agradeceu o convite e disse que a homenagem é merecida. “Já mantivemos outras reuniões com os indígenas, ouvindo suas demandas. Hoje, estamos participando desse momento festivo e, desde já, parabenizamos todos os indígenas. Estamos nos colocando à disposição para ajudar no que pudermos”, salientou.

O líder indígena da Aldeia Pinuya, há quase 30 anos, Manoel Kaxinawá agradeceu a presença das autoridades e disse que o momento foi realmente de muita comemoração. “Pra nós é uma grande honra. Anteriormente a gente não via os parlamentares participando e ajudando nos eventos, somente em anos eleitorais. Outra coisa: Há trinta anos atrás, o preconceito era imenso. Hoje essa barreira está sendo quebrada, por isso, nos sentimentos felizes. Que nossas autoridades possam continuar nos apoiando”, comentou.

Assecom TK

Nenhum comentário:

Postar um comentário