domingo, 17 de abril de 2016

Primeira reitora eleita do IFAC é empossada pelo ministro da Educação



O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, deu posse nesta sexta-feira, 15, à reitora eleita do Instituto Federal do Acre (IFAC), Profª Rosana Cavalcante dos Santos. A cerimônia ocorreu na sede do Ministério da Educação - MEC, em Brasília, e contou com a participação do secretário Executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Machado Feres, de reitores de Institutos Federais.


Profª Rosana é a primeira reitora eleita a assumir o cargo, após cinco anos de existência da instituição. Nesse período, o IFAC foi dirigido por reitores provisórios (Pro Tempore). A eleição ocorreu durante consulta à comunidade realizada no mês de novembro de 2015, quando ela venceu nos três segmentos representativos da comunidade: alunos, professores e técnico-administrativos.


O decreto de nomeação da Profª Rosana foi publicado nesta quarta-feira, 13, no Diário Oficial da União, quando a reitora participava da reunião ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), em Brasília.


Em seu discurso, a reitora do IFAC sintetizou o que vivenciou nestes quase seis anos integrando a Rede Federal e em especial a importância que a instituição que ela agora eleita dirige tem para o Estado. “No Acre o Instituto não teve trajetória de escola agrotécnica ou Cefet, já nasceu Instituto, já nasceu grande e hoje é maravilhoso saber que o jovem de cidades dos rincões da Amazônia Acreana, como Cruzeiro e Tarauacá, por exemplo, não precisam mais se deslocar para a Capital para fazer um curso técnico e superior numa instituição federal”, ponderou.




Em especial Profª Rosana agradeceu a todos que colaboraram como essa nova História da Educação Brasileira, dos gestores no Ministério e na Setec aos seus colegas e colaboradores no IFAC. “Assumi como reitora Pro Tempore também no mês de abril de 2014. Era um período muito tumultuado para a Instituição. Foi preciso muito diálogo com a base. Mas superamos e haveremos agora de superar novamente este período que o País vive. Vai passar”, disse otimista.

Assessoria do IFAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário