sexta-feira, 11 de março de 2016

Sebastião Salgado chega ao Acre para fotografar índios isolados e tem fotógrafos acreanos como tietes.


Fotógrafo Alexandre Noronha presenteia Salgado com livro de fotografias/Foto: Assil Lima

Um grupo de fotógrafos que atua no estado do Acre recepcionou o renomado fotógrafo Sebastião Salgado, conhecido mundialmente pelo seu trabalho. Salgado chegou ao Acre nesta sexta-feira (11) e foi recebido pela equipe de assessores do governo do Acre. Logo em seguida ele se reuniu com os irmãos Tião e Jorge Viana, governador do Acre e senador da República, respectivamente.

O fotojornalista recebeu das mãos dos fotógrafos Alexandre Noronha e Marcos Vicentti publicações com fotografias do cenário acreano.

Salgado vem ao Acre para visitar a base da Frente de Proteção Etnoambiental do Alto Rio Envira, mantida pela Funai na fronteira Brasil-Peru.

De acordo com informações publicadas pelo blogueiro Altino Machado, Salgado permanecerá 15 dias convivendo com os integrantes do grupo de índios isolados que estabeleceram contato em junho de 2014. “O fotógrafo será recebido e conduzido pelo sertanista Jose Meirelles​, que tem dedicado sua vida à defesa dos povos em isolamento da região”, diz trecho da publicação. Já o portal de notícias do governo do Acre, informa que Salgado produzirá um trabalho fotográfico com os povos indígenas Ashaninkas do Rio Amônia, em Cruzeiro do Sul.

Os fotógrafos acreanos aproveitaram para ‘tietar’ um dos maiores profissionais da atualidade no cenário mundial.

“Hoje tivemos o prazer em conhecer o maior fotografo de fotojornalismo do mundo. O grande mestre Sebastião Salgado”, escreveu o fotógrafo da Prefeitura de Rio Branco, Assis Lima.

Já o fotógrafo Jardy Lopes, natural da cidade de Tarauacá, classifica a sensação de conhecer Salgado como um momento único em sua vida.

“É de arrepiar, poi ele tem uma energia muito positiva. Confesso que foi um momento único estar ao lado do melhor fotógrafo do mundo. Foi um sonho realizado”, disse Lopes.

“Foi um sonho realizado”, disse Jadyr/Foto: Gleilson Miranda

Marcos Vicentti foi outro fotógrafo que falou sobre a visita de Salgado ao Acre. “Hoje aconteceu um encontro maravilhoso com o mestre, mago das imagens pelo mundo, o brasileiríssimo Sebastião Salgado. Entreguei a ele um livro de minha autoria chamado “Acre Retrato Amazônico”. Valeu, Sebastião, por emprestar seu olhar para o mundo”, disse Vicentti.

Marcos Vicentti entrega livro a Sebastião Salgado/Foto: Assis Lima

Sobre o fotógrafo

O fotógrafo brasileiro Sebastião Ribeiro Salgado nasceu na cidade de Aimorés, em Minas Gerais, no dia 8 de fevereiro de 1944. Ao completar 29 anos, em uma viagem à África, levando consigo uma máquina fotográfica de sua esposa, Lélia Wanick Salgado, ele teve seu encontro definitivo com a fotografia.

Sebastião é considerado um dos principais e mais venerados fotógrafos da atualidade, no campo do fotojornalismo. Ele é conhecido abordar principalmente os aspectos econômicos, onde retrata os excluídos, os que se encontram à margem da sociedade.

Salgado já publicou pelo menos dez livros e realizou inúmeras exposições, conquistando os prêmios mais importantes neste campo e honrarias recebidas na Europa e na América.

Fotógrafos acreanos ‘tietam’ Sebastião Salgado/Foto: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário