sábado, 19 de março de 2016

ALEAC realiza sessão temática proposta por Jenilson Leite para debater a modalidade de ensino EAD na área de enfermagem


Foto: Jardy Lopes

Foi realizado na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na quinta-feira (17) uma sessão temática para debater a formação de profissionais de Enfermagem pelo ensino à distância e os riscos que esta modalidade pode trazer à sociedade. A sessão foi proposta pelo deputado Jenilson Leite ( PCdoB) em ação articulada com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Conselho Regional de Enfermagem do Acre (Coren/AC).

Tanto o deputado estadual que propôs a sessão e o Sistema Cofen/Conselhos Regionais entende que a modalidade EAD é inadequada para a formação teórico-prática indispensável aos enfermeiros e técnicos de Enfermagem que lidam diretamente com a vida humana. No País, vem ocorrendo várias sessões temáticas para frear a prática do ensino EAD na formação do ensino de enfermagem. 

Jenilson Leite que é médico infectolista explica o porquê de si opor a modalidade de ensino EAD na área de enfermagem. 

“Acho que o curso à distância é algo que deve ser amadurecido melhor. Na condição de profissional da área vejo com muitas restrições a questão do ensino à distância. Sabemos que as habilidades que precisamos adquirir são repassadas nos primeiros anos de carga horária de ensino teórico. A maior parte do ensino precisa estar conectada com as habilidades práticas que o profissional da área precisa adquirir”, explicou.

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Carlos Neri da Silva disse que os cursos à distância precarizam o atendimento em Saúde no país. Ele falou, ainda, da omissão do governo brasileiro em fiscalizar essas instituições de ensino. 

Já existe no Congresso Nacional um projeto de Lei, de autoria do deputado federal Orlando Silva ( PCdoB/SP), que proibe a modalidade EAD na área de saúde. 

No final da sessão foi realizado o lançamento da Revista Nacional Científica de Enfermagem. O editor chefe da publicação, Joel Rolim Mancia, explicou que a revista pode ser utilizada como um manual pelos profissionais de saúde. “Essa revista é um instrumento para todos os profissionais da área de saúde. É um caderno vivo e cheio de informações. O Conselho tem usado muito bem o conteúdo desta revista. Ela aborda três grandes temas: Formação, mercado de trabalho e as condições de trabalho dos enfermeiros. É um verdadeiro manual da profissão”, enfatizou.


Por Leandro Matthaus
Blog Tarauacá Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário