segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Rodrigo Damasceno arriscará sua carreira política ou sairá como herói?

Por Alcionildo Fontinele
Diário Acreano





Prefeito Rodrigo Damasceno visitando Famílias alagadas (Foto:Alcionildo Fontinele)

O Brasil vive uma das maiores crises politicas pós-ditadura, são inúmeros os escândalos envolvendo os atuais e principais nomes da politica brasileira. Não está fácil se manter, muito menos entrar no poder diante de tanta roubalheira e incapacidade administrativa. Segundo pesquisa divulgada em dezembro de 2015 pelo Datafolha, 10% aprovam e 67% reprovam o governo de Dilma Rousseff (PT).

Em Tarauacá não é diferente, conversando com as pessoas sobre o que elas acham do atual prefeito Rodrigo Damasceno (PT), a reprovação como gestor público é grande já como médico ele ainda é visto como herói.

Jovem, inexperiente e sonhador Damasceno assumiu a prefeitura no ano de 2012 em um momento delicado, um dos primeiros desafios foi tirar a prefeitura da inadimplência negociando as dividas deixada por administrações anteriores, mas esse não era o único problema e com o passar do tempo a administração foi se desgastando e sendo rejeitada pelas pessoas.

Muitos reclamam que Rodrigo não ouve pessoas com mais experiência o que seria muito útil para administrar uma cidade problemática como Tarauacá, cidade em pleno desenvolvimento e construída de forma desorganizada. O bairro Senador Pompeu, onde mora 30% da população da zona urbana, por exemplo, é construído em cima de uma praia.

Além de não ouvir os mais experientes, seus aliados políticos também não são valorizados pelo o prefeito, que deu: cargos importantes dentro da administração para pessoas que nas eleições estavam do outro lado. Diante disso grandes empresários, políticos, marqueteiros e articuladores já não apoiam mais Rodrigo Damasceno.

Com a rejeição da população e perca de aliados Rodrigo Damasceno deve se preocupar com as eleições de 2016. Muitas especulações estão na boca do povo, a principal delas é: “será que Rodrigo Damasceno será candidato a prefeito em 2016?” Um detalhe importante, segundo os bastidores político, é que o Prefeito já quis até entregar a prefeitura, mas convencido pelos lideres estaduais a continuar.

Uma coisa é certa, perdendo ou ganhando Rodrigo Damasceno correrá um grande risco de acabar sua carreira politica caso se candidate a prefeito nas eleições de 2016. Nesse momento são grandes as chances de Rodrigo perder as eleições para a oposição o que seria um grande atraso em sua Carreira política. No entanto se conseguir se reeleger as chances de se prejudicar são maiores ainda. Para chegar a esta conclusão basta olharmos para traz, os últimos prefeitos que foram reeleitos em Tarauacá simplesmente acabaram suas carreiras politicas.

Por outro lado, optando por deixar seu nome fora das eleições 2016 Rodrigo Damasceno pode sair como herói, basta concluir essas obras que estão sendo feitas em Tarauacá, ter muito cuidado com os processos e fazer um feito não praticado pelos últimos prefeitos que passaram por Tarauacá, entregar a chave da prefeitura de cabeça erguida para seu sucessor. Fazendo isso Rodrigo sairia como herói e garantia sua carreira política, talvez, sendo até deputado em 2018.

Acredito que esse seja o momento de quem está no poder sair e quem está fora entrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário