segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Dica de Português: Aja ou haja






As palavras aja e haja existem na língua portuguesa e estão corretas. Ambas são formas verbais conjugadas. Aja é uma forma verbal do verbo agir e haja é uma forma verbal do verbohaver. O verbo agir é sinônimo de atuar e de se comportar. O verbo haver é usado maioritariamente com sentido de existir ou ter.

Aja é a forma conjugada do verbo agir na 1.ª e na 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou na 3.ª pessoa do singular do imperativo. Devemos utilizar o verbo agir sempre que quisermos referir o ato de atuar, de operar, de fazer alguma coisa, ou seja, de tomar uma providência, de exercer uma atividade, de produzir um efeito, de provocar uma reação, … Pode significar também o modo de proceder, de se comportar.

O verbo agir tem sua origem na palavra em latimagere, devendo assim ser escrito com g e não com j na sua forma infinitiva. As formas conjugadas do verbo agir são maioritariamente escritas com g, com exceção de algumas no presente do indicativo, no presente do subjuntivo e no imperativo, que são escritas com j para manter a sonoridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário