sábado, 21 de novembro de 2015

Governadores da Amazônia criam Conselho para desenvolvimento da região

Agência de notícias do Acre
Por Samuel Bryan

Governadores do Acre, Pará, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins discutiram sobre como contornar a crise e o projeto para a COP-21 (Foto: Cedida)

Os governadores do Acre, Pará, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins se reuniram nesta sexta-feira, 20, em Belém (PA), para traçar linhas de ações sobre diversos temas, como a crise econômica, a pactuação de uma agenda voltada à infância e a definição de estratégia dos estados da Amazônia para a Conferência do Clima (COP-21). O governador Tião Viana é um dos participantes deste que é o 12º Fórum de Governadores da Amazônia.

Os gestores estaduais da região amazônica brasileira definiram já no começo do evento a criação do Conselho de Governadores para o Desenvolvimento da Amazônia.

A iniciativa propõe que as decisões sobre a região sejam tomadas a partir de ações articuladas, reduzindo custos e potencializando resultados nos Estados.

A união dos governadores é exercício do protagonismo da Amazônia na promoção do desenvolvimento sustentável da região, que possui características únicas e diferentes do restante do país, o que exige soluções igualmente distintas no enfrentamento das dificuldades e no fomento da produção. Ao final do evento, foi criada a Carta Belém, com as propostas e compromissos firmados entre os estados participantes.
Pela infância e meio ambiente
Governador assinou o Painel Compromissos da Agenda Criança Amazônica (Foto: Cedida)

O governador Tião Viana também assinou o “Painel Compromissos” da agenda Criança Amazônica, um trabalho conjunto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Esta agenda está pautada em compromissos para a promoção, proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes. O painel determina políticas públicas específicas para melhorar os índices de desenvolvimento humano das crianças na Amazônia, assim como reduzir índices de doenças, analfabetismo e taxa de mortalidade.

Os governadores ainda destacaram a importante contribuição que a região tem dado à redução das emissões de gases do efeito estufa, que na última década atingiu 80% de redução de CO2, fortemente impulsionada pela diminuição do desmatamento na Amazônia.

O Brasil tem sido reconhecido internacionalmente pelos resultados expressivos na redução do desmatamento. O esforço dos governos subnacionais, em especial o governo do Acre, tem sido fundamental para a redução do desmatamento e contribuição para o combate às alterações do clima.

“A Amazônia terá um papel muito importante na redução das emissões de gases causadores do efeito estufa. A Convenção do Clima reconhece esse papel e criou um mecanismo para compensar por esses esforços, a Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação de Florestas (REDD+)”, destacou governador Tião Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário