domingo, 8 de novembro de 2015

Filme brasileiro é finalista do Oscar

POR FABIANO RISTOW, O globo 

Cena de 'O menino e o mundo' - Divulgação

RIO — Depois de “Que horas ela volta?” ser escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar de filme estrangeiro, mais uma produção nacional entrou na briga pela estatueta. “O menino e o mundo”, do paulistano Alê Abreu, está na lista das 16 animações pré-selecionadas para concorrer à categoria, em 2016. Os títulos que vão participar da premiação mais importante de Hollywood serão anunciados em 14 de janeiro do ano que vem. A cerimônia acontece em 28 de fevereiro.

"O menino e o mundo" já vinha seguindo uma carreira internacional de sucesso. No ano passado, saiu do Annecy, o festival de animação mais prestigiado do mundo, com o Cristal Award de melhor filme — em dose dupla, laureado com um prêmio pelo júri e outro pelo público. Por aqui, conquistou, há dois meses, o troféu de melhor longa-metragem animado no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro — o "Oscar nacional".

— O Annecy é o prêmio da “arte”, enquanto o Oscar é o da “indústria”, digamos assim. Justamente por isso, seria muito importante ter um filme como “Menino...” na lista final desta disputa — diz Abreu. — Trata-se de um filme de autor, de produção completamente anárquica e livre, praticamente anti-industrial.

Os adjetivos que o realizador usa para descrever a própria obra fazem sentido: "O menino..." praticamente não tem diálogos. As poucas falas são ditas numa língua inventada, uma espécie de "português invertido". E seu protagonista é um palito. "Sequer tivemos um roteiro escrito", lembra Abreu. A linguagem e o formato, portanto, diferem completamente de outros nomes selecionados para a shortlist do Oscar, como "Minions" (a segunda maior bilheteria na história das animações), "Divertida mente", "Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, o filme" e "Anomalisa", este último o aclamado novo filme de Charlie Kaufman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário