sábado, 3 de outubro de 2015

Vaticano dispensa padre após ele revelar que é gay. "Monsenhor concedeu entrevista a jornal italiano em que afirma que vive com um companheiro".

                          Cidade do Vaticano(iStockphoto/Getty Images)

O Vaticano dispensou um padre de seu posto em um serviço da Santa Sé neste sábado, depois que ele disse a um jornal que é gay e exortou a Igreja Católica a alterar a sua posição sobre a homossexualidade.

O monsenhor Krzystof Charamsa foi removido de sua posição na Congregação para a Doutrina da Fé, braço doutrinal do Vaticano em qjue trabalhava desde 2003, segundo um comunicado. O teólogo Charamsa, de 43 anos, disse em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera que tem um parceiro. Mais tarde, ele convocou uma coletiva ao lado do companheiro, um espanhol, e ativistas gays em um restaurante de Roma. Eles haviam planejado uma manifestação em frente ao Vaticano, mas acabaram alterando o local.

O Vaticano disse que a demissão de Charamsa não tem relação com seus comentários sobre sua situação pessoal, que afirmou "merecer respeito". Mas a Igreja disse que ter dado a entrevista e convocado a manifestação foram atos "graves e irresponsáveis", dado o calendário da Santa Sé, às vésperas de um sínodo de bispos que vai discutir questões de família, incluindo como chegar aos gays.

A Igreja acrescentou ainda que as ações do padre sujeitariam o sínodo, que o Papa Francisco deve abrir no domingo, a "pressão da mídia indevida".

veja (Com agência Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário