quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Polícial Militar realiza parto dentro de viatura em plena BR-364

“Uma situação inusitada e gratificante que em mais de 20 anos de serviço ainda não tinha vivenciado”. Esse foi o depoimento do major Lázaro Moura, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º), que na tarde da última terça-feira (29) realizou, dentro de uma viatura, o parto de uma jovem de 25 anos. O fato aconteceu entre os municípios de Cruzeiro do Sul e Tarauacá.
Na viatura vindo para Rio Branco estavam o major Moura, sargento Nogueira, soldado Cláudio e o funcionário civil Vangleisson. Na BR-364 a jovem grávida Nivane da Silva de Lima, acenou pedindo ajuda. Segundo ela, já teria viajado mais de oito horas de barco no Rio Acuráua e ainda faltavam 40 quilômetros para chegar ao hospital de Tarauacá.
. “Assim que a moça entrou na viatura percebi que seria necessário fazermos o parto. Paramos a viatura e vi que tínhamos uma boa equipe. Eu fui o médico, o sargento foi enfermeiro, o soldado o auxiliar e ainda tínhamos o cinegrafista”, falou sorrindo o major Moura.


Ainda segundo o major, a hora mais difícil foi o momento de cortar o cordão umbilical. “Na viatura tinham luvas e gazes, mas não tínhamos tesoura. Tivemos a ideia de pegarmos a lâmina de um barbeador, mas pela graça de Deus passou um peão que tinha um canivete e nos emprestou”, finalizou aliviado o

comandante.
A mulher juntamente com o bebê foram levados ao hospital geral de Tarauacá onde receberam atendimento médico e passam bem.
Sexto Filho
De acordo com a mulher esse é o sexto filho, todos os outros nasceram de parto normal na comunidade Saudade onde ela mora, às margens do Rio Acuráua, na zona rural do município de Tarauacá. Ela viajou por oito horas de barco até a ponte sobre o Rio Acuráua, na BR-364, há cerca de 40 km de Tarauacá quando encontrou os militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário