segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Acre: Índios da Etnia Katukina fecham a BR364

Os indígenas reivindicam do governo do estado instalação de energia elétrica em residências, água tratada, melhorias prometidas, porém ainda não cumpridas.


Protesto fechou a BR 364 na TI Katukina


Um protesto dos índios katukinas (noke koe) bloqueou a BR-364 desde as duas horas da madrugada de domingo (26). Os indígenas reivindicam do governo do estado instalação de energia elétrica em residências, água tratada, além de outras melhorias já prometidas, porém ainda não cumpridas.


Os índios bloquearam a rodovia no início da terra indígena, a cerca de 70 quilômetros de Cruzeiro do Sul. Maurício Katukina, cacique de uma das aldeias, listou as várias reivindicações que resultaram no protesto. Entre elas, algumas promessas que segundo ele o governo do estado prometeu e não cumpriu.


Maurício Katukina, liderança de uma das aldeias


“Nos prometeram ligação de luz nas casas novas e água encanada, ramal nas aldeias, pois está sem acesso para a equipe de saúde.” Maurício diz também que uma das aldeias estaria ainda sem açude e sem a escola prometida. Eles também pediram mais um quebra mola na aldeia nova para evitar atropelamentos.


A água barrenta retirada de igarapés na terra indígena estaria causando doenças principalmente nas crianças, uma amostra da água foi exibida pelos índios durante o protesto.


“temos poços artesianos mas como foi cortada a rede de energia, eles não está funcionando, por isso estamos tendo problema de doença como diarreia e vômitos.”, disse o cacique.


O bloqueio da BR causou transtornos aos passageiros dos ônibus que fazem a linha entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul.


Ainda pela manhã ocorreu uma reunião na FUNAI com a presença do representante do governo do estado no Juruá, PF, Exército e Ministério Público. Por telefone, o representante do governo do estado no Juruá, Itamar de Sá disse que uma comissão já estaria se deslocando para a BR a fim de negociar a liberação da pista. Itamar explicou ainda que aquilo que for de competência do governo será afirmado com os indígenas e na quinta-feira deverá ocorrer uma reunião com o representante da Eletrobrás, para buscar uma solução para a questão da energia e dos poços artesianos.


A expectativa é de que a BR seja liberada ainda na tarde desta segunda-feira (26)


Reportagem Genival Moura


Juruá On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário