quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Papa Francisco condena pena de morte e desigualdade social nos EUA

Em sua fala ao Congresso norte-americano, em Washington, nesta quinta-feira (24), o papa Francisco condenou a prática da pena de morte e a má distribuição da riqueza, chamou atenção para a questão dos imigrantes e dos refugiados e para os perigos do fundamentalismo. E pediu aos políticos e ao povo dos EUA para "mudar de rumo".


Papa Francisco discursa no Congresso dos Estados UnidosO papa fez aos congressistas americanos um dos mais veementes discursos desta viagem, que começou em Havana, onde encontrou o presidente Raúl Castro e o líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, e terminará numa reunião com as Famílias Católicas, após ter conversado com o presidente Barack Obama e falado na Organização das Nações Unidas, em Nova York.

O pontífice falou de "liberdade" e chamou a atenção para dois perigos que assolam o mundo: o fundamentalismo – religioso, ideológico e econômico – e o “reducionismo simplista”. “Sabemos que, na ânsia de nos libertar do inimigo externo, podemos ser tentados a alimentar o inimigo interno. Imitar o ódio e a violência dos tiranos e dos assassinos é o melhor modo para ocupar o lugar deles”, disse Francisco.

Ao citar Martin Luther King por sua luta por plenos direitos para os negros, o papa falou dos imigrantes. “Aquele sonho continua a inspirar-nos”, disse Francisco, mencionando a maior “crise de refugiados” desde os tempos da Segunda Guerra Mundial.

O papa falou ainda da imigração, em especial a dos latinos: “Também neste continente, milhares de pessoas sentem-se impelidas a viajar para o Norte à procura de melhores oportunidadeso é o que queríamos para os nossos filhos? Não devemos deixar-nos assustar pelo seu número, mas antes olhá-los como pessoas, procurando responder o melhor que pudermos às suas situações.”

Francisco, então, abordou o tema da pena de morte, prática disseminada em grande parte dos estados norte-americanos: “Recentemente, os meus irmãos bispos aqui nos Estados Unidos renovaram o seu apelo pela abolição da pena de morte. Não só eu os apoio, mas encorajo também todos aqueles que estão convencidos de que uma punição justa e necessária nunca deve excluir a dimensão da esperança e o objetivo da reabilitação.”

A pobreza e suas causas, entre as quais a injusta distribuição da riqueza, foram também destacadas pelo papa: “Agora é o momento de empreender ações corajosas e uma abordagem integral para combater a pobreza, devolver a dignidade aos excluídos e, simultaneamente, cuidar da natureza.”

Do Portal vermelho, com informações da Agência Sputnik

Nenhum comentário:

Postar um comentário