segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Aprovados em concurso da Saúde protestam na Aleac

Grupo de 70 pessoas buscava resposta para convocação do certame. Manifestantes foram recebidos por Comissão de Saúde da Aleac.

Por Aline Nascimento
Do G1 AC

Grupo usou cartazes para cobrar contrações de concurso da Saúde (Foto: Aline Nascimento/G1)

Um grupo de setenta pessoas, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas de ambulâncias e técnicos administrativos, realizou um protesto na manhã desta terça-feira (15) durante sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em Rio Branco. Segundo os manifestantes, eles foram aprovados no concurso da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) no ano de 2013 e de 2014, mas até o momento não foram convocados. Uma equipe com dez pessoas foi recebida pela Comissão de Saúde da Aleac.

O motorista de ambulância Edson de Souza diz que em torno de 700 candidatos em todo estado foram convocados para assumirem os cargos. “Nossa intenção é cobrar respostas do governo sobre as convocações que estavam previstas. Até o momento o Estado já fez cerca de 700 convocações, mas tem muito mais para serem feitas desse concurso. Tem gente que passou em primeiro lugar no interior e não foi chamado pelo fato de pessoas com plantões extras estarem ocupando as vagas deles”, reclama.

Ainda de acordo com Souza, uma comissão dos aprovados chegou a se reunir com o secretário de Saúde no mês de agosto e teria recebido a promessa de que haveria cortes de plantões extras e de funcionários com contratos vencidos, tanto no interior como na capital, para fazer as convocações. 

“O concurso foi feito em 2013 para suprir a necessidade do ano seguinte. A gente quer explicação, saber o porquê de não terem feito essas convocações. Em reuniões com a comissão dos concursados desses períodos, o secretário Armando disse que iria fazer alguns cortes para fazer essas convocações e atender a demanda”, relembra.

A técnica em nutrição e dietética, Cidercina Felix, conta que fez o concurso para o município deTarauacá, a 400 km da capital, e apenas duas vagas estavam disponíveis. Ela afirma que passou em segundo lugar e ainda não foi chamada para assumir o cargo.

“Tinham duas vagas e eu sou a segunda colocada. O concurso vence em fevereiro, caso não seja prorrogado, e até agora nada. Já é difícil passar em um concurso e quando passa fica esse tempo todo esperando, não temos outro recurso a não ser esperar por esse emprego, pois temos família para sustentar e eles ficam colocando pessoas terceirizadas em vez de colocar quem já passou no concurso”, argumenta.

A Comissão de Saúde da Aleac se comprometeu a marcar uma reunião com o secretário da Sesacre e com a Secretaria de Gestão Administrativa (SGA) para debater a convocação dos aprovados. “Eles disseram que vão agendar uma reunião com os secretários, mas não estipularam dia, nem hora, mas que seremos informados”, revelou Edson Souza.

Procurada pelo G1, a Sesacre disse que mais de 700 servidores já foram convocados nessa gestão e que por enquanto não existe uma data para outras contratações. O concurso é válido por dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário