quinta-feira, 9 de julho de 2015

Representante da operadora Vivo no Acre presta esclarecimento na ALEAC. “Convocação da executiva foi requerida pelo deputado Dr. Jenilson Leite (PCdoB)”.



O deputado estadual Dr. Jenilson Leite (PCdoB) recebeu nesta quinta-feira, 09, durante a sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Acre- ALEAC, a gerente institucional da operadora Vivo no Acre, Alessandra Lugato, para prestar esclarecimento acerca das inúmeras reclamações registradas no Proncon/Acre contra a operadora pela má qualidade no serviço prestado na área de telefonia móvel e internet. 


“A maioria das reclamações registradas pelos clientes alegam quebra de contrato por parte da operadora. A atitude da empresa de mudar unilateral o contrato é proibida pela Lei nº 8.078/90 – Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 51, caput, XIII, pois coloca o consumidor em posição de extrema desvantagem, este que já é a parte vulnerável de qualquer relação de consumo”, destacou o deputado. 

A vinda da representante da Vivo foi requerida pelo deputado comunista, através de um requerimento protocolado na mesa diretora da Casa. Tendo como justificativa as inúmeras e constantes queixas da clientela no Estado contra a operadora. 
“Espero que a operadora cumpra com os contratos celebrados. Aqui é apenas o começo desta batalha”, acrescentou o comunista. 

A representante da empresa Vivo, Alessandra Lugato, apresentou as justificativas da Vivo, destacando que um dos principais motivos para alguns problemas de qualidade no sinal de telefonia é a burocracia excessiva para conseguir a licença para instalação de uma antena para melhorar os serviços de transmissão de dados e telefonia móvel. De acordo com ela, demora em média um ano para conseguir uma licença para instalação de uma antena no Estado do Acre.


A executiva afirma que existe muita especulação sobre o bloqueio da transmissão de dados dos smartphones de clientes da Vivo. Lugato ressalta que a medida “é uma mudança de modelo de negócio totalmente respaldada por lei. Todos os órgãos entendem que a empresa tem respaldo para fazer as mudanças no modelo de negócio”, não acatando as ações impetradas em vários estados. Ela informa que um código de conduta elaborado para esclarecer os clientes. Alessandra Lugato anunciou os novos investimentos da Vivo no Estado.

A empresa adquiriu a GVT, o que vai proporcionar a maior expansão de fibra ótica. Até o final de 2015, os investimento em rede de transmissão serão ampliados, com a ativação de uma segunda rota, além do investimento de R$ 5 milhões em novas antenas, medida que deverá melhorar sensivelmente a qualidade dos serviços oferecidos pela empresa nas cidades acreanas. Ela ressalta que os problemas no atendimento ao consumidor não acontecem apenas no Acre, mas em vários estados.


Uma medida para tentar minimizar a questão foi celebrar convênios com lotéricas e a rede bancária. A precariedade dos serviços no Alto Acre, teriam sido causadas pelo alagamento dos locais que foram instalados os equipamentos da empresa, mas a executiva informa que os técnicos estão trabalhando para regularizar a situação.

Dr. Jenilson Leite tem acompanhado de perto as reivindicações da população acreana, sempre destacando que pauta o mandato nas vozes das ruas.

Por Leandro Matthaus com informações de Ray Melo, Ac24horas.com
Foto: Jardy Lopes

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