quinta-feira, 16 de julho de 2015

DICA DE PORTUGUÊS: TE OU TI? ME OU MIM? SE OU SI?


Não há coração apaixonado que não se desencante com uma declaração de amor do tipo “EU TI AMO”. Não se enganem mais ao empregar os pronomes oblíquos TE e TI. A forma TI, com “i”, é tônica; já a forma TE, com “e”, é átona. Não ajudou muito, não foi? Vamos tentar esclarecer de outro modo. TI sempre é acompanhada de preposições (A, CONTRA, DE, EM, POR etc.). O mesmo não ocorre com TE. Vejam estes exemplos: Eu te amo è Eu amo a ti; Nós te apoiamos è Nós estamos contra ti; Eles não te ajudam èEles confiam em ti. Entenderam agora? Ressalte-se que essa regra também se aplica para diferenciar o uso das formas ME e MIM, SE e SI. Exemplos: Eu me cuido è Eu cuido de mim mesmo; João se atrasou; João lutava por si mesmo.

Fonte: alcimar-araujo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário