quarta-feira, 8 de julho de 2015

Chagas Batista têm cumprido com os compromissos assumidos

 
 
Foto: Jardy Lopes

A reabertura do estádio de futebol de Tarauacá, o Naborzão, só foi possível graças um conjunto de forças políticas, tendo como articulador principal, o vice-prefeito da cidade, Chagas Batista (PCdoB). O vice-prefeito comprou a “briga” com o governo do Estado, e depois, convenceu os desportistas aceitarem que o governo entregasse o estádio a Prefeitura, e esta a LTD. Desta forma o Naborzão voltou a ter prática esportiva.

Batista é o político com mais tempo de atuação política com mandato. Ao todo são 28 anos, dos quais, doze foram sendo vereador. Experiência política é algo que não lhe falta para as articulações.

Batista obteve outros êxitos nas responsabilidades ou cargos eletivos que lhe foram confiados ao longo de sua trajetória política. Junto com outros comunistas, Batista tornou o PCdoB um partido grande e forte em Tarauacá, o maior (PCdoB) do Estado, seja em número de filiados, de parlamentares, ou, na forma organizacional. Depois de o ex-deputado Moisés Diniz ter sido o presidente da sigla, apenas Luis Meleiro e João Maciel, estiveram na presidência por um mandato de três anos cada. Os demais anos couberam a Chagas Batista presidir, sendo ele o atual presidente. Ainda falando do PCdoB, Batista conseguiu trazer praticamente todos seus familiares para o partido, dentre eles, o seu sobrinho, Dr. Jenilso Leite, deputado estadual.

O comunista foi bastante atuante durante os doze anos que ocupou o cargo de vereador. Até os dias de hoje é reconhecido com um dos mais produtivos parlamentares da Casa. Destaque para o projeto da bolsa primeiro emprego para os estudantes de ensino médio, de sua autoria.

Em 2010 o governador Tião Viana (PT) lhe confiou o cargo de gerente da SEAPROF de Tarauacá. O cargo mostrou um lado ainda desconhecido de Batista, o de gestor. A frente da SEAPROF Batista construiu açudes para os pequenos agricultores, implantou a criação de hortas comunitárias nas comunidades rurais, incentivou a produção de bananas para exportação nas comunidades indígenas, realizou a feira do peixe- inédito na cidade. Foram dois anos bastante produtivos.

Chagas Batista exerce o cargo de vice-prefeito desde 2013. O cargo de vice é meio neutralizador a quem exerce, mas nem por isso, Batista deixa as articulações políticas para enfrentar as dificuldades da gestão.

Por Leandro Matthaus

Leandro23333@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário