sábado, 6 de junho de 2015

Papa reconhece milagre de padre Victor, candidato a 1º santo negro do Brasil

Próximo passo é a beatificação de sacerdote mineiro – para ser canonizado será necessário que a Igreja Católica certifique a existência de mais um milagre

 
                           Imagem do padre Francisco de Paula Victor(Reprodução/VEJA)

O papa Francisco reconheceu um milagre atribuído ao padre brasileiro e venerável servo de Deus Francisco de Paula Victor, informou a Santa Sé neste sábado. O milagre, que não foi detalhado pela Santa Sé, dá continuidade ao processo de canonização do sacerdote - o próximo passo é a beatificação. Ele pode se tornar o primeiro santo negro brasileiro.

A Santa Sé explicou que o aval do papa Francisco à Congregação para as Causas dos Santos para o reconhecimento do milagre de padre Victor ocorreu nesta sexta-feira, em uma audiência privada que teve com o cardeal Angelo Amato, governador regional da congregação.

Para ser canonizado - e adquirir a condição de santo - é necessário que a Igreja Católica certifique a existência de um segundo milagre atribuído à intercessão do padre, o que deverá ocorrer depois de ele ser proclamado beato.

Porém, este requisito nem sempre é cumprido, uma vez que o santo João XXIII foi canonizado no último dia 27 de abril sem a existência de um segundo prodígio.

Vida - Filho de escravos, o padre Francisco de Paula Victor nasceu em Campanha, Minas Gerais, em 12 de abril de 1827 e morreu em Três Pontas, no mesmo Estado, no dia 23 de setembro de 1905. Foi criado no seio de uma família humilde e sem recursos e sempre se destacou por seu comportamento piedoso e modesto. Ainda menino aprendeu o ofício de alfaiate, mas, aos 21 anos, compreendeu que seu destino era dedicar sua vida à religião católica.



(com Agência Efe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário