quinta-feira, 21 de maio de 2015

Jorge Viana cobra solução para refugiados haitianos no Brasil

O senador Jorge Viana voltou a cobrar da tribuna do Senado, nesta terça-feira (19), que o Brasil adote uma solução rápida para a questão dos refugiados haitianos no Brasil. O senador afirmou que, desde 2010, quase 40 mil imigrantes, a maioria deles haitianos, entraram no país pelo estado do Acre e ressaltou que o tema deve ser tratado como um problema brasileiro e não como responsabilidade do governo do estado.


O senador explicou que as autoridades do Acre jamais incentivaram a ida dos refugiados para outros estados. Jorge Viana considerou fundamental que os profissionais da mídia busquem informação sobre a dimensão do problema. Somente de janeiro a março deste ano, mais de 4 mil haitianos e senegaleses passaram pela fronteira.


“A informação que tenho é de que anteontem chegaram mais 200. Assim, sem avisar. Então, o Acre tem que tratar de quase 40 mil refugiados sem nenhum pessoal treinado, sem dinheiro, sem condições? O problema dos haitianos no Acre passou de todos os limites. O lado humanitário o governador Tião Viana fez. Mas o Acre não tem condição e nem tem prerrogativa constitucional de fazer isso. O governo federal tem que assumir definitivamente isso, as Nações Unidas também”, argumentou.


Segundo Jorge Viana, o governo do estado já gastou mais de R$ 20 milhões para fazer acolhida desses imigrantes, garantindo alimentação e abrigo. Mas que agora é hora de unir esforços para encontrar a melhor solução para resolver esse problema que se arrasta desde 2010.


“Chamo a atenção da imprensa: investiguem, façam reportagens para nos ajudar a dar para as autoridades a exata dimensão do problema. Quem cuida da fronteira do Brasil no Acre e em qualquer estado é a Polícia Federal. Nunca, nenhuma autoridade do Acre foi estimular a vinda de haitianos, muito menos o governador Tião Viana, que tem sido apenas uma vítima da desinformação da imprensa e deste grave problema”, defendeu o parlamentar.


Requerimento de audiência


Jorge Viana apresentou durante seu discurso, requerimento pedindo uma audiência pública no Senado sobre o tema com a presença de representantes do Ministério da Justiça e da Presidência, além do secretário de Justiça e Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão.


“No Acre, pode entrar por semana 600, 700 haitianos – e a gente dá de comer. Em São Paulo não pode? Eu não quero que vá para São Paulo; eu quero que o Brasil estabeleça que relação vai ter com esse povo, que é explorado no seu país, é explorado na viagem e, agora, está vivendo esse drama aqui no nosso País”, concluiu o senador.


Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário