terça-feira, 10 de março de 2015

TARAUACÁ: ELEITORES DO MUNICÍPIO JÁ PODEM FAZER CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO E MAIS DE 300 PODEM TER SEUS TÍTULOS ELEITORAIS CANCELADOS


Cadastramento Biométrico em Tarauacá já começou

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre, 5ª Zona que envolve os municípios de Tarauacá e Jordão, já deu início ao cadastramento biométrico ordinário dos eleitores dessas localidades. Atualmente a 5ª Zona Eleitoral conta com aproximadamente 29 mil eleitores , sendo 24.200 em Tarauacá e 4.500 em Jordão. A biometria ocorre na sede do TRE, ao lado do Comercial Vander, sede da 5ª Zona Eleitoral. O cadastramento biométrico vai até o ano de 2018 e a convocação não é obrigatória, somente os eleitores que procurarem os serviços dos cartórios eleitorais terão os dados biométricos coletados.


Cadastramento Biométrico


O cadastramento biométrico é o processo pelo qual o eleitor é convocado para comprovar o domicílio eleitoral naquela localidade. Quando comparece, o eleitor tem as digitais coletadas e também é fotografado.


A Justiça Eleitoral, com o objetivo de garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral, adotou a biometria para reconhecer os eleitores no momento do voto. A implantação vem sendo gradual já que é necessário chamar todo o eleitorado para captar as digitais. Depois de todos os eleitores recadastrados, o município está apto a utilizar as urnas biométricas. A urna só é liberada para o voto após reconhecer as digitais do eleitor.


Antônio Teixeira Júnior - Técnico Judiciário

A informação é do Técnico Judiciário do TREAntônio Teixeira Júnior, que afirmou que além desse serviço de biometria a grande preocupação do Tribunal Regional Eleitoral é com os eleitores que não votaram nas últimas 3 eleições que precisam passar na sede do TRE até o mês de abri de 2015, para regularização do seus cadastros de eleitores, senão terão seus títulos eleitorais cancelados.


"Os eleitores que tiveram seus títulos cancelados terão uma série de implicações nas suas vidas, como por exemplo o bloqueio de suas contas, não poderão participar de concursos públicos e nem fazer empréstimos bancários, pois o CPF será considerado irregular. Se for servidor público, terá seu salário retido", disse Antônio. Os eleitores faltosos deverão comparecer ao TRE munidos de Carteira de Identidade, Título Eleitoral e CPF, para efetuar a regularização.


Em Tarauacá são 279 (duzentos e setenta e nove) eleitores e em Jordão são 45 (quarenta e cinco) que poderão ter seus títulos e muitos transtornos em decorrência dessa situação. No caso de Jordão, como o Posto de Atendimento foi desativado, os eleitores terão que se deslocarem até o município de Tarauacá, segundo informou o Antônio Teixeira. 


Escrito Por Raimundo Accioly
Blog do Accioly

Nenhum comentário:

Postar um comentário