terça-feira, 23 de dezembro de 2014

MEC suspende curso da Ufac; reitor diz que ajustes estão sendo feitos

Por Iryá Rodrigues
Do G1 AC

Curso de Educação Física foi avaliado com conceito
"insuficiente" (Foto: Reprodução/TV Acre)

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União, do dia 19, uma portaria que suspende o ingresso de novos estudantes em seis cursos de graduação de universidades federais que tiveram duas avaliações consecutivas com Conceito Preliminar de Curso (CPC) "insuficiente". O curso de Educação Física da Universidade Federal do Acre (Ufac) teve conceito 2 nas avaliações feitas em 2010 e 2013 em uma escala de 1 a 5 e foi suspenso. De acordo com o reitor da Ufac, Minoru Kimpara, os ajustes necessários começaram a ser feitos desde o início da sua gestão, em novembro de 2012.

"Assim que nós assumimos, já começamos a trabalhar em cima dos aspectos que são avaliados, porém, esse curso foi avaliado no início de 2013, ou seja, tínhamos poucos meses de gestão. Como ele havia sido avaliado em 2010 com nota 2, a instituição teve que se comprometer a melhorar os aspectos que foram avaliados. Então, tiveram 2010, 2011 e praticamente 2012 todo para fazer os ajustes. Mesmo assim, em 2013 ficou com 2 novamente e teve que ser suspenso", explica o reitor.

Kimpara acredita que se o MEC fizesse uma nova avaliação no curso de educação física, o conceito seria de ao menos 4. Segundo ele, todas as salas estão climatizadas, com instalação de data show, tela de projeção. Além disso, Kimpara diz que existem vários professores voltando para a universidade com mestrado e doutorado, e que isso conta bastante na avaliação.

Kimpara explica ainda que a universidade terá que enviar a cada três meses um relatório informando os ajustes realizados conforme avaliação. "A cada 3 meses o MEC vai cobrar um relatório, e nós vamos informar os ajustes. Se o curso fosse avaliado agora, com certeza não tiraria uma nota 2, pois as condições já existentes garantem sair de 2 para pelo menos 4. Mas nós vamos continuar trabalhando. Por enquanto permanece suspenso por um ano para poder continuar tomando as providências", diz.

Ainda de acordo com o reitor da universidade, os alunos que já ingressaram em educação física permanecem estudando e vão concluir normalmente o curso. Ele lamenta o resultado da avaliação. "É lamentável, mas podemos levar em consideração que a universidade possui 46 cursos e os outros estão muito bem avaliados, sendo somente um que teve problema", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário