sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Tião Viana tem 42%, Bocalom 25% e Marcio Bittar 19%, diz Ibope

Margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Instituto entrevistou 812 eleitores no estado de 9 a 11 de setembro.

Do G1 AC

Em nova pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (12), o atual governador do Acre e candidato à reeleição Tião Viana (PT) aparece com 42% das intenções de voto na corrida pelo governo do estado. Em seguida vem Bocalom (DEM) com 25% das menções e em terceiro lugar, o candidato do PSDB, Marcio Bittar, que permanece com 19% das intenções de voto. Antônio Rocha (PSOL) tem 2% das intenções. Brancos ou nulos somam 5% e 7% se declararam indecisos.

No levantamento anterior, realizado pelo instituto e divulgado no dia 18 de agosto, Tião Viana tinha 46%, Márcio Bittar 19% e Bocalom 18%.

Veja abaixo os números do Ibope, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor:

Brancos e nulos - 5%
Não sabe ou não respondeu - 7%

O Ibope realizou a pesquisa de 9 a 11 de setembro e ouviu 812 eleitores. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%, o que significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob registro nº AC-00040/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00610/2014.

Segundo turno
O Ibope fez uma simulação de segundo turno entre Tião Viana e Bocalom. Os resultados são os seguintes:
Tião Viana: 45%
Bocalom: 36%
Branco/nulo: 9%
Não sabe/não respondeu: 10%

O Ibope também fez uma simulação de segundo turno entre Tião Viana e Marcio Bittar. Os resultados são os seguintes:
Tião Viana: 46%
Marcio Bittar: 33%
Branco/nulo: 10%
Não sabe/não respondeu: 10%

Rejeição
A pesquisa avaliou ainda o índice de rejeição de cada um dos candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum, podendo citar mais de um nome. Neste quesito, o candidato do DEM, Tião Bocalom tem a maior rejeição e Bittar a menor.

Tião Bocalom (DEM) 28%
Tião Viana (PT) 26%
Antônio Rocha (PSOL) 28%
Márcio Bittar (PSDB) 16%

Avaliação do governador
Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação ao governo Tião Viana. Segundo o Ibope, 47% dos eleitores avaliam o atual governo como "ótimo ou bom". Outros 31% consideram regular e os que avaliam como "ruim ou péssima" somam 20%. Caiu também a aprovação de sua maneira de administrar, de 62% para 55%, enquanto a desaprovação sobe de 30% para 36% dos respondentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário