sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Tarauacá: É o primeiro município do Brasil a implantar uma unidade básica de saúde dentro de um presídio


Dia 11 de setembro de 2014 foi uma data história pro Iapen e a prefeitura de Tarauacá. Os entes inauguraram a primeira unidade básica de saúde dentro de um presidido no Brasil.





A unidade básica de saúde que vai funcionar dentro da peneteciaria Moacyr Prado, dispõe de uma equipe mínima de profissionais de saúde, composta de: psicólogo, médico, cirurgião dentista, enfermeiro e técnico de enfermagem com a finalidade de realizar o atendimento permanente dos custodiados.


A implantação desta unidade de saúde tem como objetivo oferecer uma saúde digna a população carcerária de Tarauacá. No ato de entrega  os reeducandos fizeram algumas apresentações como peça teatral, coral musical, exposição de artesanatos e produtos cultivados na horta e roçado, e ainda apresentação de povos indígenas da comunidade “Belo Monte”, já que na unidade conta com alguns detentos dessa etnia.



O evento realizado pela Diretoria da Unidade Penitenciária Moacir Prado que tem como diretor Jackson Allan Abreu Loureiro, contou com a presença de autoridades como Diretor Presidente do IAPEN, Martin Fillus Cavalcante Hessel, o Juiz de direito, Flávio Mariano Mundim, o Promotor de Justiça, Luiz Henrique Correa Rolim, o defensor público, Eufrasio Morais de Freitas Neto, a Gerente de Reintegração Social e Saúde Madalena Silva, o Prefeito Rodrigo Damasceno Catão, Secretário de Saúde Carlos Tadeu Lopes da silva e o Secretário da Assistência Social Antônio da Silva Araújo e demais convidados.



Essa parceria beneficiará os reeducandos que estão pagando suas dívidas com a sociedade garantindo os direitos constitucionais básicos de saúde. Não sendo mais necessários conduzi-los ao Hospital ou ao Posto de Saúde, evitando assim constrangimento a população e aos reclusos, e contribuindo com a segurança evitando possíveis fugas ou resgates.

Os atendimentos acontecerá de segunda a sexta-feira, no período da manhã. 
É um projeto ousado e dependendo do resultado poder vir ser atodado nos demais peneteciaria do País. 







Por Leandro Matthaus Foto Jardy Lopes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário