segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Líder indígena agredece visita da Remut as mulheres da comunidade. " Mulheres Hinikui aderem ao grupo".

A Remut ( Rede de Mulheres Tarauacaenses) presidida pela professora Socorro Nery emplacou de vez na cidade, graça a luta contínua em defesa da proteção das mulheres que têm sido vitimas de maridos insanos. Destacando que este ano várias mulheres foram vitimas de seus companheiros ou ex. Os casos tiveram grande repercussão na mídia e comoção popular.


A Remut não tem se limitado apenas trabalhar a conscientização das mulheres da cidade ou zona rural, mas também estão expandido as visitas as mulheres Hunikui ( mulheres indigenas ), não que as indígenas sofram maltrados dos seus esposos. Contudo, é necessário que elas conheçam seus direitos como cidadã.


A Remut orienta ainda as mulheres realizar exames primordial para ter uma vida saudável, por exemplo, exame preventivo do câncer de colo do útero .


Na semana passada as lideres da Remut visitaram a Aldeia Pinuya, que tem como líder o cacique indígena Assis kaxinawá.


O líder destacou a visita da Remut dizendo: " SOCORRO NERY E ROSA DO PT fala da organização das mulheres nawa ( não indigenas ) para mulheres hunikui na aldeia Pinuya. As mulheres hinikui da aldeia Pinuya vão se aliar a REMUT".


A presidenta da Remut tem um programa semanal na rádio AM ( vai ao ar todas as sextas) e na Radio Nova Era FM (as terça-feira). O programa tem por objetivo orientar as mulheres a denunciar maridos violentos, aquém elas devem recorrer, campanhas votadas a saúde da mulher, entres outros temas.


Por Leandro Matthaus


Leandro23333@gmail.com








Nenhum comentário:

Postar um comentário