quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Com Lula, Dilma lança ofensiva para conter Marina no Nordeste


Principal foco de preocupação é Pernambuco, onde Dilma perdeu para Marina a 1ª colocação na preferência do eleitorado desde a morte de Eduardo Campos.

Felipe Frazão

A presidente-candidata Dilma Rousseff, durante campanha em Belo Horizonte nesta quarta (Douglas Magno/VEJA.com)

A presidente-candidata Dilma Rousseff (PT) lança nesta quinta-feira uma ofensiva no Nordeste para conter o avanço na região de sua principal adversária na corrida eleitoral, a ex-senadora Marina Silva, candidata do PSB à Presidência. Pesquisa Ibope divulgada na quarta-feira mostra que Marina avançou cinco pontos na preferência do eleitor nordestino: ela tem 32% das intenções de voto na região, ante 48% de Dilma. O principal foco de preocupação é Pernambuco, onde Dilma perdeu para Marina a primeira colocação na preferência do eleitorado desde a morte do então candidato do PSB ao Planalto e ex-governador do Estado, Eduardo Campos. Na maratona desta quinta, a presidente terá a seu lado seu padrinho político e maior cabo eleitoral, o ex-presidente Lula. A dupla se dividirá para cumprir o roteiro de cidades a serem percorridas.

Dilma visitará à tarde um conjunto habitacional do programa Minha Casa Minha Vida em Fortaleza (CE). Ela também deve participar de uma caminhada ao lado de uma estação de tratamento de água na capital cearense. O Estado é governado pelo aliado Cid Gomes (Pros), egresso do PSB, e tido como um colégio eleitoral chave para que a petista mantenha a liderança no Nordeste.

Depois, Dilma fará um comício no começo da noite em Recife (PE), na favela Brasília Teimosa. Foi lá que o ex-presidente realizou um de seus primeiro atos de governo depois de eleito pela primeira vez, em 2003, ao lado de uma comitiva de ministros. A favela de palafitas recebeu recursos do governo federal para urbanização. Na primeira vez que viajam ao Recife desde o enterro de Campos, Dilma e Lula estarão ao lado do senador Armando Monteiro (PTB), candidato apoiado pelo PT ao Palácio do Campo das Princesas. O encontro terá a presença de Lula. Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta mostra que Monteiro está agora empatado com Paulo Câmara (PSB), afilhado político de Campos, na preferência do eleitorado. Desde o último levantamento, realizado entre os dias 12 e 13 agosto, Câmara cresceu 23 pontos porcentuais.


Antes de se juntar a Dilma em Recife, o ex-presidente deve visitar o eixo entre Juazeiro e Petrolina, às margens do Rio São Francisco. Nesta quarta, ele participou de comício em Salvador (BA) para alavancar a candidatura de Dilma e de Rui Costa (PT), candidato escolhido pelo governador baiano Jaques Wagner (PT) para sucedê-lo. Costa está atrás do candidato do DEM, o ex-governador Paulo Souto, na corrida eleitoral.

A passagem de Lula e Dilma no Nordeste também servirá para gravação de imagens do programa eleitoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário