quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Ministros do TCU relatam que pressão do Planalto tem sido intensa


Ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) ouvidos pelo Blog, não ficaram surpresos coma pressão do governo para o tribunal adiar a decisão sobre o bloqueio de bens da presidente da Petrobras, Graça Foster. 

De forma reservada, dois ministros revelaram aoBlog que há duas semanas a ordem no Palácio do Planalto era de adiar de qualquer forma a votação do relatório sobre a compra de Pasadena, mesmo o texto tendo excluído Dilma Rousseff da responsabilidade na transação.

Mais do que isso, o Planalto determinou que alguns ministros do TCU fizessem, em plenário, uma defesa enfática da presidente Dilma e da própria operação. A pressão palaciana causou constrangimento.Coube ao ministro Benjamin Zymler pedir vistas e contestar os valores do prejuízo da Petrobras citados no relatório.

Como revelou o Blog na ocasião, quando outros ministros que votaram o relatório ameaçaram apresentar um voto em separado responsabilizando Dilma, foi que o ministro José Múcio articulou de última hora a retirada do pedido de vista do colega Zymler, que permitiu aprovar imediatamente o relatório.

Gerson Camaroty

Nenhum comentário:

Postar um comentário