terça-feira, 24 de junho de 2014

Coluna política: Quem dos dois institutos está mentindo: Vox Populi ou Delta?

                                                                   Pesquisa da Vox Populi


                                                           Delta/Ac24horas.com

Pesquisa Delta

Quando se trata dos institutos que realizam pesquisas de intensão de voto no Acre, os erros são exorbitantes e vergonhosamente corriqueiros.

No domingo, 22/06, o site de noticias Ac24horas.com divulgou a pesquisa de intensão de voto realizada pelo Instituto Delta a pedido do site, na qual, o atual governador Tião Viana (PT) aparece com 41,8%, o deputado federal Marcio Bittar (PSDB) com 22,5% e o ex-prefeito de Acrelândia Tião Bocalom (DEM) com 14,7%. Esse cenário é provável levando em conta a margem de erro de pontos percentuais. Bem como o desgaste da FPA e do próprio governador, contudo, é notório que o Partido dos Trabalhadores que está no comando do palácio Rio Branco há 15 anos e meio ainda disponha da preferencia de quarenta por cento do eleitorado acreano.

Por outro lado os candidatos da oposição Bocalom e Marcio Bittar tem uma base eleitoral sólida. Ressaltando ainda quê, na eleição de 2010 o PT venceu por menos de meio ponto de diferença, um total 4. 488 votos.

Pesquisa Vox Populi

Já o Jornal A Tribuna (impresso) e a Agazetadoacre.com (online) divulgaram na manhã desta terça, 24, a pesquisa realizada pelo Instituo Vox Populi que mostra o governador Tião Viana com 54% , o deputado Marcio Bittar 20% e Tião Bocalom 18%. O petista venceria a eleição no primeiro turno.

Impressionante

A diferença entre os números dos dois institutos são impressionantes. Primeiro que as duas pesquisas foram realizadas praticamente nos mesmos dias, e neste período não houve fato relevante que ajudasse ou prejudicasse qualquer um dos candidatos. A pesquisa Delta foi realizada entre os dias 01 e 09/06 e a Vox 08 e 11/06.

Qual o milagre?

Com a diferença de uma pesquisa para outra de um dia, o governador Tião Viana (PT) conseguiu subir treze pontos percentuais. Qual foi o milagre para tanto crescimento? Só o Vox Populi pode responder.
Revanche

Na sexta-feira, 20, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB) pré-candidata ao senado juntamente com a pré-candidata a vice-governadora do PT, a procuradora Nazaré Araújo, estiveram em Tarauacá para lançarem suas pré-candidaturas no município. A reunião ocorreu à noite no plenário da Câmara. Mas o fato que chamou atenção foi à reunião da cúpula petista no período da manhã (sexta), na qual, fizeram parte um secretário e dois assessores (status de secretário) da Prefeitura, estes planejavam a revanche a deputada por não ter apoiado o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT) em 2012. Os três petistas pregavam um apoio faz de conta a comunista, além de dizerem, que ela é uma ameaça a hegemonia do partido, no caso de vitória.

Carioca

O assessor especial do governador, Francisco Nepumoceno “Carioca”, contrariou seus correligionários dizendo que é melhor para o projeto da FPA a Perpétua eleita do quê seu adversário, o então deputado federal Gladson Cameli (PP).
Um estrago

Esta história de revanche pode culminar no fim do reinado dos Vianas no Acre. O corpo mole petista pode derrotar a comunista, esquecem eles que o PCdoB traído é um vietnamita em meio à guerra.

Janílson Leite

A desistência do presidente da Fetacre, Manoel Cumaru, de ser candidato a deputado estadual para apoiar o médico Janílson Leite (PCdoB), garantirá ao médico uma vaga entre os vinte quatro eleitos. Anotem aí.

Apoio na capital

A ex-vereadora Maria José (PSD) de Tarauacá montou um grupo de apoiadores na capital para lhe assegurar uma expressiva votação no maior colégio eleitoral do estado.

Culpa da imprensa e do sindicato


Uma ala do PT de Tarauacá culpa um blogueiro (não é eu) da cidade e o presidente do maior sindicato da terra do abacaxi grande pelo desgaste do Prefeito Rodrigo Damasceno. Será?


Vox Populi e a Vitória da Dilma no Acre

Segundo os números da pesquisa da Vox Populi a presidente Dilma vencerá a eleição no Acre. A somatória de Aécio e Campos sequer se aproximam da petista. O PT nunca venceu uma eleição presidencial no estado nem mesmo no ápice da gestão de Jorge Viana.


Abraço para o Eurico Paz, Mauro Brito, Jardy Lopes, Mariano Maciel, Alexandre Neguim, Naldo do Ó, Robério Saraiva, Nisia Aragão, Paulo Ximenes, Balao, Elinel Sombra, Thamires Soares, Pimpão, Marcio André e Júnior Feitosa.

Por Leandro Matthaus
Leandro23333@gmail.com


















Nenhum comentário:

Postar um comentário