quinta-feira, 24 de abril de 2014

TARAUACÁ 101 ANOS: OS SEUS POETAS, do Blog Alma Acrena (Isaac Melo)

foto: Núbia Wanderley
NÚBIA WANDERLEY – nasceu em 21 de agosto de 1951, filha de Benício Otto da Silva, grande agitador da cultura popular, e Walzira Wanderley da Silva. A poetisa foi por muitos anos professora em Tarauacá, onde reside. Publicou os seguintes livros de poesia: Miscelânea (1984); Miscelânea vol.2 (1986);Miscelânea vol.3 (1988); a publicar, Miscelânea vol. 4.

Há muitas maneiras de se medir a excelência de um povo, a poesia é uma delas, quiçá, a mais autêntica, porque diz dos anseios e sentimentos mais profundos que habita o íntimo de cada ser. O povo se faz ver em seus poetas. O poeta faz ver o seu povo. De modo que uma sociedade sem poetas, é uma sociedade sem profetas, uma sociedade que agoniza e fenece em suas próprias misérias sem a capacidade de transcendê-las ou transformá-las. Se cada um soubesse, como fez saber Guimarães Rosa em seu discurso de posse na ABL, que a poesia é remédio contra a sufocação. Se a poesia fere, ela também traz em si o bálsamo que cura. A poesia, a mais íntima, serve a liberdade humana, empresta ao homem as asas necessárias para a mais instigante viagem, a que é feita para os recônditos de si mesmo.

Lembro que, certa feita, encontrava-me fuçando um sebo em Curitiba, e me deparei com um livro intitulado AMO, cujo autor era J.G. de Araújo Jorge. Fiquei sobressaltado quando li que o poeta havia nascido na Vila de Tarauacá. Até então nunca havia lido ou ouvido falar de Araújo Jorge nos dezenove anos que havia morado no Acre. Desde então Araújo Jorge me acompanha. Aos poucos estou reunindo sua obra, cujo propósito é reuni-la completa. Outro poeta que sempre ouvia falar era o prof. Freitas, mas só mais tarde me deparei com a sua obra. E assim, pouco a pouco, fui me aproximando da poesia produzida por Tarauacaenses, como a do Raimundo Rodrigues e a da prof.a Núbia Wanderley, além da Luísa Lessa, e do José Marques Lopes, que integra a nova geração de poetas da terra do abacaxi.

Reuni, então, esta uma pequena antologia poética dos principais nomes da poesia produzida por tarauacaenses. Inclui o grande Leandro Tocantins, que sendo Belenense, nunca se desligou afetivamente da região acreana, em especial, Tarauacá, que dedicou inúmeros poemas. Espero que a nova safra de poetas tarauacaenses esteja pronta, pois onde não há poesia, cresce o deserto da desesperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário