O Instituto de Meio Ambiente do Acre- IMAC desenvolve a oficina do projeto Reciclar para preservar e capacita famílias taraucaenses e os alunos da Educação Jovens e Adultos (EJA). A oficina teve duração de dois dias. O projeto que tem como objetivo reaproveitar o óleo de cozinha na produção de sabão. Melhorando a renda familiar com a venda do produto e reduzindo a poluição e contaminação nos esgotos sanitários pelo óleo que depois de utilizado é jogado na pia.
Segundo os coordenadores do projeto Lúcia Neri e Hélison Mourão, o projeto visa contribuir para o desenvolvimento consciente e sustentável da comunidade tarauacaense, reduzindo com isso, a quantidade de óleo de frituras jogado nos rios e no solo.
Eles explicam que esse óleo é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na pia (rede de esgoto), em terrenos baldios ou no lixo causa: o entupimento das tubulações; espalha-se na superfície dos rios e das represas, causando danos à fauna aquática; fica no solo, impermeabilizando-o e contribuindo com enchentes, ou entra em decomposição, liberando gás metano, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.
“Participaram da oficina 30 famílias, o resultado da primeira experiência foi um sucesso, os participantes ficaram empolgadíssimos! Inicialmente a produção é para uso próprio e não para comercialização, toda produção será distribuída entre os participantes, mas futuramente os mesmos estão pensando em organizar uma associação ou uma cooperativa para produzirem não só o sabão, mas também fito cosmético - produtos elaborados com óleos e extratos de plantas medicinais que é abundante nesta região”, explicam os coordenadores.
“Estamos muito satisfeito com o resultado do primeiro projeto deste ano, pois além de contribuirmos com a preservação do meio ambiente, também estamos oferecendo uma perspectiva de melhoria de vida para as famílias de baixa renda do município”, declara
Os parceiros do Projeto Reciclar a Casa de Nazaré, a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios, Fundação de Tecnologia do Estado do Acre- FUNTAC, GUASCOR, DEPASA, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas-SEBRAE, Secretaria Municipal de Educação, restaurantes e lanchonetes locais.
Por Leandro Matthaus
Fotos: Lucia Nery
Nenhum comentário:
Postar um comentário