O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa na próxima segunda-feira (11) do lançamento do livro Um Salto para o Futuro, do ex-ministro da Secretária-Geral da Presidência da República e diretor do Instituto Lula Luiz Dulci.
O livro, publicado pela Editora Perseu Abramo, procura responder à seguinte pergunta: Qual foi o segredo do sucesso do governo Lula? Como podem dizer que as políticas públicas foram às mesmas de sempre, se os resultados foram tão distintos?
Dulci analisa, em cada capítulo, como o governo Lula rejeitou falsas dicotomias que antes dominavam o debate político e econômico. Mostrou na prática, por exemplo, que era possível fazer a economia crescer e distribuir renda ao mesmo tempo, enfrentando os desafios do Brasil de uma forma inovadora e questionando os dogmas do neoliberalismo e alguns da própria esquerda.
A obra procura entender a extensão e as razões das conquistas sociais e do êxito politico, interno e externo, do governo Lula. É uma importante contribuição às reflexões sobre os governos petistas e será, sem dúvida, uma referência obrigatória para estudos futuros sobre esse período da história brasileira. Em “Um Salto para o Futuro”, Dulci atua como autor e testemunha das políticas que marcaram os oito anos de governo Lula. Com as credenciais de intelectual respeitado e observador cuidadoso, dá elementos valiosos para que o leitor entenda a última década, uma das mais significativas na vida do povo brasileiro.
Cada capítulo do livro mostra como foi superada, por meio de ação e reflexão política, um falso dilema. Estabilidade versuscrescimento econômico; exportação versus Mercado interno, Mercado versus Estado, Econômico versus social, Capitalismo de ponta versus desenvolvimento regional, Integração subalterna versus isolamento internacional e Democracia representativa versus participação social.
Importante para entender o governo Lula além dos lugares-comuns, Um Salto Para o Futuro é uma obra que contribui para a reflexão política e de políticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário