sexta-feira, 6 de julho de 2012

Polícia Comunitária em Tarauacá: Polícia e Comunidade se juntam para combater a violência no município.




Uma experiência formidável e que merece atenção e apoio da sociedade civil organizada, população em geral e poderes públicos. 
O Comando da Policia Militar sob a responsabilidade do Major Gonzaga, decidiu fazer uma experiência nova de aproximar mais a instituição da população e procurar junto a ela encontrar soluções para os problemas da violência em nossa cidade. 
A primeira experiência acontece no Bairro da Praia que concentra um terço da população e lidera os maiores índices de violência em Tarauacá. 
Policiais passam a conviver diariamente com a população. Eles visitam cada residência do bairro, conversando com a comunidade, ganhando a confiança e com as informações eles vão mapeando a região e listando os problemas, a situação social de cada família, os locais que merecem mais atenção e assim tomam conhecimento da vivência daquele povo. 
O grupo de policiamento comunitário em pouco tempo já é bem tratado pela comunidade, juntam-se ás crianças e aos jovens, fazem campanha de atendimento às necessidades mais urgentes das famílias em situação de extrema miséria, promovem atividades esportivas para as crianças e são sempre acionados para resolver desde desentendimento entre casais, vizinhos e outras situações, procurando evitar sempre o conflito. 
Sempre deixando claro de que quem insistir em contrariar as leis e a boa convivência da comunidade, perturbar a vida dos cidadãos de bem, será responsabilizado perante a lei. 
Com esse trabalho já é possível perceber o apoio da população e a diminuição das ocorrências policiais na comunidade. 

Policiamento Comunitário ou de Proximidade é um tipo de policiamento que utiliza estratégias de aproximação, ação de presença, permanência, envolvimento e comprometimento com o local de trabalho e com as comunidades na preservação da ordem pública, da vida e do patrimônio das pessoas. 
A Confiança Mútua é o elo entre cidadão e policial. O Comprometimento é a energia. O sucesso desta estratégia de segurança depende da eficácia, comprometimento e celeridade do SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL envolvendo segmentos reativos, periciais e discretos do aparato policial, da vigilância permanente do MP, da ação coativa e supervisora do Judiciário, de leis sérias e fortes, da presença proativa das Defensorias e de uma execução penal digna e recuperativa, complementado por políticas educacionais, sociais e de saúde capazes de manter a continuidade, salvaguardar e garantir o sucesso dos esforços de todos contra o crime, rumo à paz social. 


Veja todas as fotos no PORTAL TARAUACÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário