quinta-feira, 24 de maio de 2012

Novo bloco de deputados decide não votar projetos e causa desconforto em membros da Mesa Diretora da Aleac





Mais um bloco parlamentar foi formado na Aleac, com o objetivo de fortalecer o legislativo estadual. Os deputados Luis Tchê (PDT), Walter Prado (PDT), Eber Machado (PSDC), Astério Moreira (PRP) e Edvaldo Souza (PSDC) formam o grupo que quer fazer as comissões da Casa, funcionarem na análise de projetos do legislativo e executivo.
Um dos primeiros atos do bloco foi decidir por não votar matérias que não sejam discutidas nas comissões da Aleac. Os parlamentares se reuniram com o primeiro secretário da Casa, deputado Ney Amorim (PT) e comunicaram a obstrução da votação dos projetos que entrariam na pauta de votação nesta quarta-feira, 23.
“Nosso objetivo é fortalecer o poder legislativo. A decisão de não votar os projetos serve para que as comissões possam funcionar e os projetos sejam analisados antes de entrarem da pauta de votação. Tanto as matérias da Casa, quanto as do poder executivo terão que serem apresentadas com tempo de análise e proposição de emendas”, justifica Luis Tchê.
Os deputados querem ainda, negociar questões do legislativo estadual diretamente com o governador Sebastião Viana (PT). Nos bastidores, parlamentares de oposição comentaram que o novo bloco teria outros objetivos, além do fortalecimento da Aleac. Os oposicionistas acreditam que as negociações envolvam a eleição da Mesa Diretora da Casa.
Os cinco deputados não voltaram ao plenário e o clima de desconforto ficou visível na expressão dos membros da Mesa e do líder do governo, Moisés Diniz (PCdoB), que dialogaram por alguns minutos antes de decidirem encerrar a sessão sem abrir a pauta de votações. Os projetos entram na pauta de quinta-feira, 24.
“Em comum acordo com as lideranças partidárias ficou acertado que estaremos votando as matérias da Casa, amanhã, na quinta-feira”. Santiago encerrou o grande expediente, a ordem do dia, as explicações pessoais e a sessão, para se reunir com os colegas de parlamento no centro do plenário.
Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário