terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Vice, Vasco supera Corinthians e domina Seleção do Brasileiro



O Corinthians recebeu a taça de pentacampeão brasileiro nesta segunda-feira. Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press
O Corinthians recebeu a taça de pentacampeão brasileiro nesta segunda-feira
Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press

DIEGO GARCIA
Direto de São Paulo
O Vasco da Gama não ficou com o título do Campeonato Brasileiro. Entretanto, dominou a Seleção da competição, em eleição promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Na noite desta segunda-feira, o time de São Januário teve três jogadores escolhidos (Fágner, Dedé e Diego Souza) e o técnico (Cristóvão Borges/Ricardo Gomes). Campeão, o Corinthians teve os volantes Ralf e Paulinho eleitos.
Corinthians e Vasco foram os únicos clubes a terem mais de um vencedor na noite desta segunda, na cerimônia realizada no Auditório do Ibirapuera. Na seleção do Campeonato Brasileiro, Jefferson, do Botafogo, recebeu o prêmio de principal goleiro, superando o vice-campeão Fernando Prass e Júlio César, titular incontestável no time corintiano.
Os prêmios para os laterais ratificaram o domínio dos clubes cariocas nesta noite. Tanto na esquerda, quanto na direita, o Rio de Janeiro superou São Paulo. Bruno Cortês, do Botafogo, e Fágner, do Vasco, acabaram eleitos os melhores jogadores da Série A em suas respectivas posições.
No setor de meio-campo, além da dupla de volantes corintiana, Vasco e Flamengo tiveram premiados. Pela direita, Diego Souza foi eleito o melhor meio-campista. Já pela outra extremidade, Ronaldinho, mesmo com a queda de rendimento no segundo turno. No ataque, Fred, vice-artilheiro do Brasileiro com 22 gols, e Neymar, craque da Série A, formaram a dupla de frente.
A única escolha fora do eixo-Rio-São Paulo ocorreu na defesa. Além de Dedé, Réver, do Atlético-MG, foi eleito também para a Seleção da competição. O jogador ao subir ao palco e receber o prêmio não escondeu o abatimento, ainda fruto do vexame protagonizado pelo time diante do arquirrival Cruzeiro - goleada por 6 a 1, que salvou o adversário da queda à Série B.
O gaúcho Leandro Vuaden, que possui a chancela da Fifa, acabou eleito o melhor árbitro do Campeonato Brasileiro. O rápido e habilidoso Wellington Nem, do Figueirense, recebeu o prêmio de revelação. O último troféu individual foi entregue para Dedé, do Vasco, o Craque da Galera da Série A.
Não apenas as individualidades foram premiadas na cerimônia desta segunda em São Paulo. O Tupi-MG, o Joinville-SC e a Portuguesa receberam os troféus de campeões da Série D, Série C e Série B, respectivamente, e abriram espaço para a principal celebração da noite: o penta do Corinthians.
Com direito às presenças de Ricardo Teixeira e Ronaldo no palco, o presidente Andrés Sanchez recebeu o tradicional troféu e repassou ao capitão Alessandro, que dividiu o ato de levantar a taça com o ex-dono da braçadeira Chicão, preterido pelo técnico Tite na reta final do Brasileiro.
Mesmo trajados devidamente de terno e gravata, os corintianos quebraram o protocolo, gritaram e pularam, como se estivessem comemorando a vitória no gramado do Pacaembu.
Confira a Seleção do Campeonato Brasileiro:
Goleiro: Jefferson (Botafogo)
Lateral direito: Fágner (Vasco)
Lateral esquerdo: Cortês (Botafogo)
Zagueiro pela direita: Dedé (Vasco)
Zagueiro pela esquerda: Réver (Atlético-MG)
Volante pela direita: Ralf (Corinthians)
Volante pela esquerda: Paulinho (Corinthians)
Meia pela direita: Diego Souza (Vasco)
Meia pela esquerda: Ronaldinho (Flamengo)
Atacante 1: Neymar (Santos)
Atacante 2: Fred (Fluminense)

Técnico: Ricardo Gomes/Cristóvão Borges (Vasco)
Craque do Brasileiro: Neymar (Santos)
Árbitro: Leandro Vuaden (Fifa-RS)
Revelação: Wellington Nem (Figueirense)
Craque da Galera: Dedé (Vasco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário