Presidente destacou engajamento político do ex-jogador de futebol.
Personalidades da política também homenagearam ídolo do Corinthians.
10 comentários
Em nota de pesar divulgada no início da tarde, a presidente Dilma Rousseff lamentou a morte do ex-jogador de futebol Sócrates. O texto começa dizendo que o "Brasil perde um de seus filhos mais queridos, o doutor Sócrates", como era conhecido o atleta, que morreu na madrugada deste domingo, em São Paulo, aos 57 anos.
"Nos campos, com seu talento e seus toques sofisticados, foi um gênio do futebol", disse Dilma, antes de ressaltar sua esolha como melhor jogador sul-americano em 1983 e compor lista dos 125 melhores da história, eleitos pela Fifa em 2004. "Como jogador do Corinthians, deu muitas alegrias à torcida", completou.
saiba mais
A outra metade da nota destaca a atuação política do ex-jogador, que Dilma chama de "campeão da cidadania", que "nunca se omitiu" e "preocupado com seu povo e o seu país". Dilma menciona que Sócrates "ajudou a implantar um sistema democrático no clube em que atuava", referência à Democracia Corintiana, que reivindicava para os jogadores mais liberdade e influência nas decisões do clube.
"Participou também ativamente da campanha pelas Diretas-Já e de outros momentos importantes da redemocratização do país", diz outro trecho.
"Lamento a perda de um grande brasileiro e envio meu abraço solidário a seus parentes, amigos e admiradores", finalizou a presidente.
Outras homenagensNo decorrer deste domingo, outras autoridades e personalidades da política manifestaram pesar pela morte de Sócrates. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse que o ex-jogador "deixa sua marca de craque na história do futebol brasileiro, pelo talento, inteligência e alegria com que vestiu a camisa da Seleção Brasileira e de todos os times por onde passou". O ministro destacou também a "firmeza e coragem com que defendeu a democracia e a justiça social".
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que Sócrates "dignificou o futebol brasileiro com talento, ética e solidariedade únicos". Ao dizer que o ex-jogador encantou todos os brasileiros, o governador disse que este domingo "é um dia triste para o esporte nacional".
Corinthiano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse em nota que Sócrates foi "um craque no campo e um grande amigo". "Foi um exemplo de cidadania, inteligência e consciência política, além de seu imenso talento como profissional do futebol", completou. O ex-presidente também disse que a contribuição dele para o Corinthians, o futebol e a sociedade brasileira "jamais será esquecida".
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela Secretaria de Comunicação da Presidência:
Nota de pesar da presidenta Dilma Rousseff pelo falecimento do jogador Sócrates
O Brasil perde um de seus filhos mais queridos, o doutor Sócrates. Nos campos, com seu talento e seus toques sofisticados, foi um gênio do futebol, a ponto de ser considerado o melhor jogador sul-americano de 1983, e ser escolhido pela FIFA, em 2004, como um dos 125 melhores jogadores vivos da história. Como jogador do Corinthians, deu muitas alegrias à torcida.
Além de ídolo do futebol, Sócrates foi um campeão da cidadania. Fora dos campos, nunca se omitiu. Foi um brasileiro atuante politicamente, preocupado com o seu povo e o seu país. Procurando o bem-estar de seus companheiros, ajudou a implantar um sistema democrático no clube em que atuava. Participou também ativamente da campanha pelas Diretas-Já e de outros momentos importantes da redemocratização do país.
Lamento a perda de um grande brasileiro e envio meu abraço solidário a seus parentes, amigos e admiradores.
Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil
Presidenta da República Federativa do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário