sábado, 6 de agosto de 2011

O SERINGUEIRO QUE SE TORNOU GEOGRAFO EM APENAS 14 ANOS DE ESTUDO



Jose Sales da Silva, filho de seringueiro herdou a profissão do pai, tornou-se seringueiro aos nove anos de idade no seringal Alagoas, no rio Tarauacá, como não tinha escola nas proximidades passou então a sua pré-adolescência na mata cortando seringa. Trabalhou com a borracha defumada, vendeu leite para Sudhevea e fez prancha borracha gomada (látex).
No ano de 1991 antes da emancipação politica do munícipio de Jordao, com a decadência da borracha Jose Sales, aos dezoitos de idade veio para Tarauacá à procura de estudar e de dias melhores, passou a estudar a primeira série no (PEB) na escola Plácido de Castro, mas já sabia ler e escrever que tinha aprendido com avó, como não tinha costume com a vida na cidade demorou muito para se adaptar já que não tinha estudo para conseguir emprego. Teve que trabalhar como boi fria por alguns anos, além de encarar outros tipos de serviços pesados como estivador, servente de pedreiro,serrador,vendedor e entre outros.
Em 1996 a vida já começou mudar Jose Sales, tinha avançado nos estudo e tinha concluído o ensino fundamental, foi então que fez o primeiro concurso provisório para recenseador do IBGE,tinha 16 vagas ele foi  3º colocado. Após o vencimento do contrato continuou nos estudos e logo conseguiu concluir o ensino médio, tornando-se professor provisório em 1999.
Em 2000 passou em outro concurso pela SESSACRE para trabalhar na FUNASA, no mesmo ano prestou vestibular pela UFAC, sendo aprovado no curso de licenciatura plena em GEOGRAFIA, teve varias dificuldades para concluir o curso, pois o mesmo não frequentava as aulas aos sábado por questões religiosas por ser Adventista do 7° Dia, onde concluiu o curso em 2004.Fez outro curso paralelo ao de Geografia, este na área da saúde Auxiliar de Enfermagem, concluindo em 2003.No mesmo ano passou no  concurso para Auxiliar de Enfermagem  pelo município onde exerce a profissão até hoje.
Em 2009 Jose Sales, fez um curso de PÓS-GRADUAÇÃO em Psicopedagogia. Depois de formado trabalhou em diversos setores públicos na educação como professor nas escolas Jose Augusto, Valdina Torquato e Edmundo pinto. Na saúde foi coordenador do Centro de Saúde Joao Wanderley, técnico de vigilância, coordenador de planejamento e de Meio Ambiente da prefeitura.
Hoje Sales aos 38 anos de idade é servidor publico, casado pai de um filho, faz parte de uma ONG, onde realiza palestras sobre seringueiro e meio ambiente. Por diversas vezes foi entrevistado por alunos abordando acerca da vida de seringueiro.  E ainda sonha em fazer uma faculdade de Enfermagem acredita que não vá demorar muito para esse sonho se tornar realidade.
RAIMUNDO BRASIL,SALES,GILSON,DA CRUZ,MARCELO
FORMATURA AUXLIAR DE ENFERMGEM
VIAGENS PELA AMAZONIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário