Recebi na tarde desta terça-feira (28) o texto de um Jordanense que está estudando na Bolívia, no texto ele descreve a vida de um jovem estudante de medicina na Bolívia.
MUITAS PESSOAS DE ‘’MINHA’’ CIDADE AS VEZES ME PERGUNTAM SOBRE COMO ESTA SENDO A VIDA DE ESTUDANTE NA BOLÍVIA, COMO FOI A ADAPTAÇAO, O IDIOMA, CUSTUMES, EU APENAS RESPONDO: FOI DIFÍCIL, FOI E ESTA SENDO RALADO, MAS AS COISAS BOAS SÃO CONQUISTADAS COM MAIS DIFICULDADES, E QUANDO SE CONQUISTA TEM UM SABOR DIFERENTE.
NAO FOI FÁCIL E NAO ESTA SENDO, MAIS JA ESTA BEM MELHOR DO QUE O INICIO, VEJA O PORQUE DAS DIFICULDADES: VC SE DESLOCA DE UM MUNICIPIO DE APROXIMADAMENTE 7 MIL HABITANTES, PARA UM CENTRO DE UM PAÍS COM QUASE 2 MILHOES DE HABITANTES, O IDIOMA ESPAÑOL, TRADUÇAO DE DOCUMENTOS, VISTO, ADVOGADO, EXAMES, COMO DE HIV, CHAGAS, AIDS, ISSO SAO ALGUNS DOS ITÉNS QUE VC TEM QUE FAZER QUANDO SE CHEGA AQUÍ.
FACULDADE:
VOCÊ FAZ A MATRICULA, APÓS FAZER A MATRICULA VOCÊ RECEBE O PLANO DE ESTUDO SEMESTRAL, IDICANDO MATÉRIAS, CARGA HORARIA E HORARIOS DE AULA, AO INICIO DAS AULAS VOCÊ FAZ UMA PROVA PSICOTENICA ONDE SAO BASICAMENTE 600 PERGUNTAS, ONDE VC TEM QUE APROVAR NESSA PROVA, AÍ SE APROVOU ESTAR APTO A INICIAR O SEMESTRE. AQUÍ É ONDE COMEÇA A BATALHA, DIAS VOCE NAO TEM TEMPO DE CHEGAR ATÉ SUA CASA, ENTÃO VOCÊ ALMOÇA NA FACULDADE MESMO OU EM LUGARES PROXIMO, DEPENDENDO DO SEMESTRE E DE SEUS HORARIOS, TERAS AULA DE SEGUNDA A SABADO, OU DE SEGUNDA A SEXTA.
ALIMNETAÇAO: A ALIMENTAÇÃO AQUI É OTIMA, DEPENDE DA SUA SITUAÇAO FINANCEIRA, TUDO QUE SE IMAGINAR A RESPEITO DE ALIMENTAÇAO AQUÍ TEM, A PESAR DE NAO TER MAR, MAS ATÉ MARISCO TEM, VERDURAS EM ABUNDANCIA, INCLUSO O ‘’CHUCHU’’ KKKKK.
TRANSPORTE: ÔNIBUS, TÁXI, MICROS, AÍ PODE APARECER A PREGUNTA, E NAO SE PODE CHEGAR ATÉ A FACULDADE CAMINHANDO? OBVIO QUE PODE DEPENDENDO DA DISTANCIA QUE VOCE MORA DA FACULDADE, EM QUE FACULDADE VC ESTUDA, NAO ESQUECENDO QUE SO NA CIDADE TEM 6 UNIVERSIDADES QUE TEM MEDICINA. ( SAN SIMON, UNIVALLE, UNIFRANZ, UDABOL, UPAL, UNITEPC ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário