A quarta-feira 16 de fevereiro foi marcada por uma agenda significativamente movimentada para a bancada acreana em Brasília, uma labuta nada diferente da dos representantes legislativos dos demais Estados brasileiros não fosse as proezas protagonizadas pelos políticos da taba no decorrer do dia na capital federal.
Como vinha sendo anunciada, a pauta de votação do salário mínimo foi a polêmica do Congresso Nacional e por razões mais do que justas o foco das atenções dos brasileiros, que ansiosamente aguardam pelo voto dos 513 deputados federais e 81 senadores eleitos e reeleitos em outubro de 2010.
Eis a primeira prova de fogo desses nobres e “assalariados” filhos de Deus.
Para o Acre, após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em absolver das acusações de compra de votos o prefeito cassado de Sena Madureira, Nilson Areal (PR), na noite de terça-feira (15), a manhã começou movimentada com a reunião dos parlamentares, elegendo o senador Aníbal Diniz (PT) coordenador da bancada e o deputado federal Gladson Cameli (PP) como o novo vice.
No mesmo dia, Gladson Cameli, Márcio Bittar (PSDB), Sérgio Petecão (PMN) e Taumaturgo Lima (PT) conseguiram arrancar do gerente-geral de fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), José Joaquim, a garantia de uma visita ao Acre para investigar os “apagões digitais” registrados constantemente na capital e interior do Estado.
Já o governador Tião Viana (PT) correu paralelo a todas as agendas parlamentares e tratou de discutir assuntos ligados ao orçamento do Estado, da saúde indígena e do término a obras da BR-364.
No fim da tarde, o senador Jorge Viana (PT) fez um discurso no plenário da Casa e teve o ato registrado pelo senador Aníbal Diniz (PT). Portando uma máquina fotográfica, Aníbal levantou-se da cadeira de senador e fez ele mesmo a foto de Jorge Viana.
Diniz também foi fotografado, mas não pelos colegas de bancada. O registro da imagem da foto foi feito pela imprensa nacional. Só que até à noite ainda não havia sido divulgada.
Com o cair da noite e após sete horas de longas oratórias maçantes e discussões exaustivas, chegou a vez da deputada Perpétua Almeida (PC do B), que, de posse de uma cesta típica dos artesanatos da Amazônia, distribuiu centenas de bombons de cupuaçu para os deputados e virou destaque na página inicial do portal da Rede Globo, o G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário