OEA atribui a segunda colocação das eleições haitianas a cantor popular
OEA atribui a segunda colocação das eleições haitianas a cantor popular
Washington, 19 jan (EFE).- A Organização dos Estados Americanos (OEA) publicou nesta quarta-feira o relatório final da verificação do resultado das eleições no Haiti, no qual considera o cantor e candidato Michel Martelly o segundo colocado do primeiro turno, em detrimento do governista Jude Celestin.
O relatório foi registrado como documento perante o Conselho Permanente da OEA em sua versão em inglês, informou o organismo interamericano em comunicado divulgado na noite de terça-feira em Washington.
No relatório, entregue ao Governo de René Préval em 13 de janeiro, a OEA indica que Martelly teve 227.467 votos (7.150 menos que na contagem inicial), contra 224.242 votos de Celestin (menos 17.220).
Se as autoridades eleitorais aceitarem o parecer da OEA, Martelly, um cantor popular no país, disputará o segundo turno com a ex-primeira-dama Mirlande Manigat, que perdeu 13.830 votos na recontagem, passando a somar 323.048.
Com os novos resultados, Manigat passaria de 31,37% para 31,6%; Martelly, de 21,84% para 22,2%, e Celestin, de 22,48% para 21,9%.
A OEA também assinala que a aplicação de suas recomendações por parte do Conselho Eleitoral Provisório (CEP) deveria ser incluída no marco do processo de impugnações para a audiência legal de queixas, de modo que o resultado final do primeiro turno possa ser certificado.
O Conselho Eleitoral Provisório (CEP) agora terá que decidir se aceitará o parecer da OEA antes de anunciar a data do segundo turno das eleições. O diretor da CEP, Pierre Louis Opont, indicou que o segundo turno do pleito pode ser em fevereiro.