Uma cacimba. Foi o que se formou um vazamento com mais de 30 dias de uma encanação do Saerb, na Rua Projetada do bairro Irineu Serra, próximo da chácara Aliança. O local, não é o único a jorrar água, na estrada principal que tem o mesmo nome da Vila, há mais vazamentos na rede.
Na rua projetada, as crianças que tomaram banho da água da improvisada cacimba, segundo os moradores, pegaram febre e apresentam sintomas da Dengue. Eles informaram que já deram vários telefonemas para a autarquia, que nunca mandou reparar o vazamento.
- Ligamos já faz mais de 30 dias e eles ficaram de enviar uma equipe aqui e nunca que chegou – comentou o senhor Elson Ricard. Ele mora em frente ao buraco formado pela erosão provocada pela água.
A região banhada de sol e depósito das águas das chuvas que jorram pela rua em péssimas condições de infra-estrutura, segundo agentes de endemias, é propício para o inseto transmissor da doença.
Ainda segundo agentes de endemias, nos últimos dias o setor de vigilância epidemiológica vem recebendo muitas denúncias de situações semelhantes, onde vazamentos no sistema de tubulação do Saerb, se transformam em verdadeiras piscinas, acumulando água limpa por muitos dias e assim, se transformando em focos de criação do mosquito.
O ac24horas ouviu o setor de distribuição de redes do Saerb. Segundo Suzana Gonçalves, a autarquia não havia sido informada sobre os vazamentos no bairro Irineu Serra. Ela não comentou os problemas existentes nas redes, mas garantiu que uma equipe deverá efetuar os reparos no endereço denunciado.
A equipe da saúde alerta a população para que não se esqueça das calhas, das tampinhas de garrafas e de outros produtos que podem acumular água, se estiverem jogadas no quintal.
Rio Branco, Acre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário