terça-feira, 31 de maio de 2016

Jordão: Após 20 anos de aliança PT e PCdoB irão romper

Após vinte anos de aliança PT e PCdoB deverão romper oficialmente no município de Jordão. Embora os dois partidos tenham caminhados por tanto tempo lado a lado, jamais tiveram um “casamento” que causasse inveja. O PT até o momento não emitiu uma nota oficial falando da saída da gestão comunista, mas as noticias que circulam nos grupos de Whatsap é que a sigla  entregue as duas secretarias que comanda: de Obras e de Agricultura.

Desde o ano de 1996, iniciou em Jordão a aliança PT e PCdoB com a candidatura do indígena Siã Kaxinawá (PT) ao cargo de prefeito, e Rufo Figueira (PCdoB), de vice. Na eleição de 1996, os dois partidos elegeram quatro vereadores, mas a chapa majoritária foi derrotada. A dobradinha Siã e Rufo se repetiram em 2000, mas novamente foram derrotados. Em 2004, o PT vence as eleições na cidade, o PCdoB não indicou a vice, contudo, fez parte da aliança.

O PCdoB chega ao executivo em 2008 na reeleição do petista Hilário Melo. Élson Farias (PCdoB), o atual gestor, compôs a chapa vitoriosa na condição de vice-prefeito. Em 2012, o PCdoB assumiu a cabeça da chapa com o PT de vice.

O PT nunca digeriu ter entregado o comando da cidade ao PCdoB, além das famílias Melo & Figueiredo sempre terem sido adversárias dos Farias. O Partido alega que não tem voz dentro da gestão. Diante de todos os fatos narrados, o PT caminha para o rompimento oficial com os comunistas.

Nagela Figueiredo, presidente municipal do PT, deverá ser a indicada a disputar à prefeitura. Ela deverá se afastar do cargo de diretora da escola Jairo de Figueiredo Melo, até quinta-feira (02/06), prazo máximo para si afastar das funções publicas para concorrer ao pleito.

Por Leandro Matthaus /Blog Tarauacá Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário